Soberania tecnológica da Rússia será uma realidade e resultados já são otimistas, diz autoridade
17:28 11.05.2024 (atualizado: 18:02 11.05.2024)
© iStock.com / GorodenkoffEspecialista em tecnologia digita teclas durante trabalho de monitoramento digital
© iStock.com / Gorodenkoff
Nos siga no
A soberania tecnológica da Rússia se tornará uma realidade, os resultados do trabalho realizado até agora são otimistas, disse o chefe da Rostelecom (empresa de telecomunicações do país) Mikhail Oseyevsky aos jornalistas.
"Hoje não temos dúvidas de que a soberania tecnológica se tornará uma realidade, pois os resultados do trabalho conjunto são otimistas. Todos esses resultados e conquistas foram possíveis graças ao apoio eficaz do governo russo, que sempre responde aos pedidos do setor e conhece bem nossa especificidade", disse Oseyevsky.
O dirigente lembrou que nos últimos anos muito foi feito para digitalizar a Rússia, o que envolveu os setores da economia e da esfera social. O portal Gosuslugi (plataforma usada pelo serviço público russo), segundo Oseyevsky, se tornou um "assistente indispensável para praticamente todos os cidadãos", o que demonstrou a importância da oferta de serviços governamentais remotamente.
"Com a conexão por meio de cabos submarinos de fibra óptica ao Distrito Autônomo de Chukotka, agora todos os 100% das regiões da Rússia têm acesso a canais de transmissão de dados de alta velocidade. Concluímos a conexão com a internet de alta velocidade de todas as instituições socialmente significativas, incluindo escolas e instalações médicas. Continuamos a implementar com sucesso o projeto de redução da desigualdade digital, conectando pequenos assentamentos com população de 100 a 500 pessoas, e quase 5 mil vilas e aldeias já receberam telefonia móvel e internet rápida", pontuou.
Com o início da operação militar especial na Ucrânia, as empresas russas tiveram que manter a estabilidade e a qualidade dos serviços em condições de isolamento dos fornecedores globais, além de fazer uma transição rápida para o desenvolvimento autônomo do setor e alcançar a soberania tecnológica.
Oseyevsky pontuou que, em meio a uma "guerra cibernética desencadeada", uma defesa eficaz foi implementada e a resiliência da infraestrutura digital garantida. Os centros de competência industrial em comunicações móveis e fixas, criados por iniciativa do governo, ajudaram também a desenvolver, produzir e implementar rapidamente equipamentos e software domésticos, acrescentou.
"Ainda temos uma enorme quantidade de tarefas de desenvolvimento digital do país pela frente. Temos um espírito de equipe, mecanismos de trabalho estabelecidos, passos estratégicos (até 2030) e táticos definidos, e é extremamente importante para nós preservar e multiplicar tudo isso. É essencial para nós, juntamente com o governo, garantir o desenvolvimento sustentável do setor em benefício do país, sua economia, esfera social e cada cidadão da Rússia", concluiu.