Primeiros caças F-16 podem chegar à Ucrânia dentro de semanas, diz mídia
© AP Photo / Mindaugas KulbisUm caça F-16 da Força Aérea portuguesa e um caça F-16 da Força Aérea romena que participam da Missão de Policiamento Aéreo do Báltico, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), operam no espaço aéreo da Lituânia, em 22 de maio de 2023
© AP Photo / Mindaugas Kulbis
Nos siga no
Citando fontes militares de alto escalão, a mídia britânica informou que os primeiros caças F-16 devem ser fornecidos à Ucrânia dentro de algumas semanas.
De acordo com o jornal britânico The Standard, os caças vão ser entregues à Ucrânia até junho ou julho, afirmou a apuração no sábado (11), acrescentando que a fonte não especificou de quais países seriam enviadas as aeronaves.
A Dinamarca e os Países Baixos estiveram entre os primeiros países a concordar em fornecer F-16 à Ucrânia. A Casa Branca confirmou mais tarde que Kiev receberia os caças fabricados nos EUA de terceiros países assim que os pilotos ucranianos concluíssem o treinamento. A ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, afirmou que Haia planejava entregar o primeiro lote de F-16 à Ucrânia ainda em 2024, embora o ministério tenha anunciado no início de janeiro que a entrega seria adiada em até seis meses.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, declarou anteriormente que a Rússia começaria a eliminar os F-16 ucranianos assim que eles começassem a chegar. Ele enfatizou que os sistemas de defesa aérea russos precisarão apenas de "20 dias de trabalho" para destruir o primeiro lote destes caças fornecidos a Kiev.
Vladimir Putin conversou com pilotos militares russos em março e enfatizou que os F-16 não mudariam nada na Ucrânia.
"Se eles fornecerem F-16 [...] eu acho, e vocês entendem isso melhor do que ninguém [...], isso não mudará a situação no campo de batalha", disse Putin aos militares durante a conversa.