Blinken se 'irrita' com vazamentos sobre Israel e Hamas e insta equipe a conter danos, diz mídia
10:53 20.05.2024 (atualizado: 12:23 20.05.2024)
© AP Photo / Jacquelyn MartinAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, em Tel Aviv, Israel, em 12 de outubro de 2023
© AP Photo / Jacquelyn Martin
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse a sua equipe que estava "irritado" por causa dos numerosos vazamentos na mídia sobre a diplomacia dos EUA no conflito entre Israel e o movimento palestino Hamas e instou os diplomatas a reprimi-los, informou o Politico, citando três funcionários do Departamento de Estado.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken acredita que os vazamentos de informações trazem novas complicações às negociações Israel-Hamas sobre o cessar-fogo e a libertação de reféns, e minam a confiança dentro do próprio Departamento de Estado dos EUA, informou o Politico no domingo (19).
O Estado judeu e o Hamas têm negociado o acordo de cessar-fogo, proposto pelo Egito e Catar, há várias semanas. A proposta previa três fases de 42 dias, durante as quais se esperava a conclusão de um cessar-fogo completo na Faixa de Gaza e de uma troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos. No início de maio, a mídia informou, citando fontes, que as negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas no Cairo tinham sido suspensas, inclusive devido às operações militares de Israel na cidade de Rafah.
Israel lançou uma incursão terrestre na Faixa de Gaza depois que o Hamas atacou o Estado judeu em 7 de outubro de 2023, matando cerca de 1.200 pessoas e sequestrando cerca de 240. Mais de 35.400 pessoas foram mortas até agora por ataques israelenses na Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.