- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Antony Blinken ironiza morte de Raisi e diz que povo iraniano 'provavelmente está melhor'

© AP Photo / Mariam ZuhaibAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, em Washington, D.C. EUA, 21 de maio de 2024
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, em Washington, D.C. EUA, 21 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2024
Nos siga no
"Certamente não lamentamos", diz secretário de Estado dos Estados Unidos em audiência no Senado americano ao ser questionado sobre o acidente fatal envolvendo o presidente iraniano.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, celebrou nesta terça-feira (21) a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, noticiada no último domingo (19).

"O povo iraniano provavelmente está em melhor situação [agora]", disse Blinken.

A declaração de Blinken foi dada durante uma audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, convocada para discutir o orçamento de 2025. Na audiência, o senador republicano Ted Cruz questionou Blinken sobre o acidente fatal envolvendo Raisi.
Após a resposta, Cruz questionou o secretário de Estado sobre qual sua opinião em relação à bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU) ter sido hasteada a meio mastro na sede da organização, em Nova York, em sinal de luto por Raisi.
Nesta foto divulgada pelo site oficial do gabinete da Presidência iraniana, o presidente Ebrahim Raisi fala em entrevista ao vivo pela TV estatal, em Teerã, Irã, 25 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Panorama internacional
Professor: morte de Raisi pode desacelerar negociações para redução de tensões com EUA e Israel

"Certamente não lamentamos a morte dele", disse Blinken, sem responder diretamente a pergunta.

Raisi e membros de sua comitiva, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, morreram na tarde de domingo, quando o helicóptero que viajavam precisou fazer um pouso de emergência no noroeste do Irã.
O presidente iraniano retornava de uma viagem ao Azerbaijão, onde participou de uma cerimônia de inauguração de uma barragem no rio Aras, na fronteira com o Irã. Na ocasião, a comitiva de Raisi contava com três helicópteros, dois dos quais chegaram ao destino em segurança.
Após a confirmação da morte de Raisi, vários governos emitiram notas de solidariedade ao Irã, entre eles Rússia, China e Turquia. No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a morte do presidente iraniano e dos membros de sua comitiva.

"O governo brasileiro estende aos familiares do presidente [Ebrahim] Raisi, do chanceler [Hossein] Amir-Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas", disse a nota do Itamaraty.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала