- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Professor: morte de Raisi pode desacelerar negociações para redução de tensões com EUA e Israel

© AP Photo / Presidência do IrãNesta foto divulgada pelo site oficial do gabinete da Presidência iraniana, o presidente Ebrahim Raisi fala em entrevista ao vivo pela TV estatal, em Teerã, Irã, 25 de janeiro de 2022
Nesta foto divulgada pelo site oficial do gabinete da Presidência iraniana, o presidente Ebrahim Raisi fala em entrevista ao vivo pela TV estatal, em Teerã, Irã, 25 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Nos siga no
A morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e sua comitiva pode desacelerar o processo iniciado por ele para reduzir as tensões com os EUA e Israel, mas não se deve esperar que haja mudanças radicais na política externa de Teerã, disse à Sputnik Andrei Baklanov, professor da Escola Superior de Economia russa.
Nesta segunda-feira (20), o vice-presidente iraniano, Mohsen Mansouri, confirmou a morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, do ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amir-Abdollahian, e dos demais passageiros e tripulantes.
O helicóptero havia desaparecido na manhã de ontem, domingo (19), após fazer um pouso forçado em uma região montanhosa de difícil acesso, no noroeste do país, próxima às fronteiras com Armênia e Azerbaijão.

"Possivelmente, algumas linhas destinadas a reduzir o nível de tensão entre o Irã e Israel, e o Irã e os EUA, não tenham a curto prazo a continuação que elas tinham tido ultimamente. O presidente [Raisi] desempenhava um papel, ele tinha uma certa posição", opina o professor.

Apoiadores do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi (Foto de arquivo)  - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Panorama internacional
Vida política, cooperação com aliados e conquistas do falecido presidente iraniano Ebrahim Raisi
Baklanov ressaltou que os contatos para reduzir a tensão entre Teerã e Washington podem se tornar menos intensos. "Eles podem desacelerar tendo em conta o aumento das tensões no país que inevitavelmente se seguirá. Durante esses períodos, tenta-se não adicionar eventos importantes e possivelmente de alto perfil em política externa à agenda", disse o especialista.
Segundo ele, a discussão das razões do acontecido terá "caráter emocional", mas é improvável que isso mude a posição geral do Irã na linha de política externa.
"As principais [direções políticas da República Islâmica] não vão mudar. Este é um resultado de um entendimento muito mais abrangente que existe no Irã. Há espaço para a luta política. É uma espécie de democracia do plano oriental. […] A correlação de forças não pode ser radicalmente alterada devido à morte de alguém da liderança principal", observou o professor.
Por fim, ele disse que haverá mudanças no clima político doméstico: começará uma luta por cargos na liderança.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала