- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Com mais de 2,3 milhões de atingidos, mortes pelas chuvas no Rio Grande do Sul chegam a 161

© Reprodução / Redes sociaisCasas submersas em área de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul
Casas submersas em área de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2024
Nos siga no
Dados são do último boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta terça-feira (21), que traz ainda 85 pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul. Chuvas atingem o estado desde o fim de abril e provocaram níveis recordes de inundações.
As chuvas que atingem o estado gaúcho desde o fim de abril já provocaram 161 mortes, e pelo menos 654,1 mil pessoas seguem fora de casa. Desse total, 581,6 mil estão nas residências de amigos e familiares, enquanto 72,5 mil em abrigos espalhados pelo Rio Grande do Sul.
Conforme a Defesa Civil, 54% dos desalojados são da Região Metropolitana de Porto Alegre, uma das mais atingidas por conta das inundações provocadas pelo Guaíba. Na sequência aparece o Vale dos Sinos, com quase 27% do total.

Mais de 21% da população atingida

Dos 10,88 milhões de habitantes do estado, mais de 2,3 milhões foram afetados de alguma forma pelos temporais, revela o boletim. O número corresponde a 21,4% da população gaúcha, um recorde em meio à maior tragédia climática já enfrentada pela região.
Além disso, dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 464 foram impactados (93,36% do total) e 46 declararam situação de calamidade pública, quando os estragos são ainda maiores.
Quase 83 mil pessoas e 12,3 mil animais foram resgatados pelas equipes de emergência e por voluntários desde o início das chuvas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o jornalista Marcos Uchoa no programa Conversa com o Presidente. Puerto Iguazú, Argentina, 4 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024
Notícias do Brasil
Lula acredita que reconstrução do Rio Grande do Sul impulsionará a economia

Mudança de paradigma para desastres climáticos

Durante a 25ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a comentar o desastre no Rio Grande do Sul, nesta terça. Conforme o petista, a dimensão das inundações "mudou o paradigma" sobre a necessidade de respostas do governo.

"O que nós fizemos no Rio Grande do Sul não é só para o Rio Grande do Sul. Qualquer crise climática que tiver em algum estado, nós estamos obrigados a fazer igual ou melhor do que fizemos no Rio Grande do Sul", afirmou, em declaração divulgada pelo g1.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала