- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula fala sobre desoneração de municípios e pede civilidade nas eleições deste ano

© Foto / Antonio Cruz/Agência BrasilLula discursa na Marcha dos Prefeitos, em Brasília
Lula discursa na Marcha dos Prefeitos, em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que teve a desoneração como principal tema do encontro.
Conhecido como Marcha dos Prefeitos, o evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne gestores das cidades brasileiras que se encontram na capital para apresentar ao governo federal as demandas locais.
Durante sua fala, Lula destacou que reconhece as demandas dos prefeitos como justas, e anunciou medidas de apoio financeiro, como a já prevista manutenção, até o final deste ano, da alíquota de 8% para a contribuição previdenciária.
O projeto de redução da alíquota foi aprovado no ano passado, reduzindo de 20% para 8% da folha a contribuição para a Previdência Social de pequenos municípios. A meta do governo é aumentar gradualmente a alíquota a partir do ano que vem, até atingir 14% em 2027.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, participa virtualmente da reunião do BRICS sobre a crise humanitária em Gaza, em 21 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2024
Panorama internacional
Lula recusa convite e não participará da cúpula da paz sobre a Ucrânia na Suíça
O presidente anunciou também novas regras para a renegociação de dívidas previdenciárias e precatórios, a extensão de projetos do Minha Casa, Minha Vida também para cidades com até 50 mil habitantes, a securitização das dívidas municipais — o que abre possibilidade de as prefeituras comercializarem títulos no mercado financeiro —, além de outros aportes.
O petista ainda falou sobre a situação no Rio Grande do Sul, mencionando que a dimensão das inundações "mudou o paradigma" sobre a necessidade de respostas do governo a respeito de temas ambientais. Lula também lembrou das eleições municipais e pediu civilidade aos governantes presentes.

"Não permitam que as eleições deste final de ano façam com que vocês percam a civilidade. Este país está precisando de civilidade, de harmonia. Este país está precisando muito mais de compreensão", disse o presidente.

Segundo o governo, a previsão é de que cerca de 10 mil autoridades municipais passem pelo Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, até o próximo dia 23.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала