- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Noruega, Espanha e Irlanda reconhecem Estado palestino; decisão entrará em vigor em 28 de maio

CC0 / Unsplash / Homem agita a bandeira palestina (imagem de referência)
Homem agita a bandeira palestina (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2024
Nos siga no
Cada vez mais países reconhecem o Estado da Palestina apesar de esforços do líder israelense Benjamin Netanyahu de tentar associar o gesto ao fortalecimento de um suposto terrorismo internacional.
Nesta quarta-feira (22), a Autoridade Palestina saudou o reconhecimento do Estado palestino pela Noruega, segundo a agência de notícias WAFA.
Após o gesto, Irlanda e Espanha também se manifestaram em favor do reconhecimento da Palestina como Estado. O premiê espanhol, Pedro Sánchez, declarou que seu governo vai se debruçar sobre a questão e que a decisão deve ocorrer já na próxima semana.
"Na próxima terça-feira [28 de maio], a Espanha aprovará o reconhecimento de um Estado palestino no Conselho de Ministros", disse Sánchez aos legisladores.
O primeiro-ministro irlandês Simon Harris também manifestou seu compromisso com o gesto, acrescentando que espera que outros países o façam nas próximas semanas, depois de conversar com líderes mundiais, segundo a Reuters.
"Hoje, a Irlanda, a Noruega e a Espanha anunciam que reconhecemos o Estado da Palestina", disse Harris em uma coletiva de imprensa. "Antes do anúncio de hoje, falei com vários outros líderes e homólogos e estou confiante de que mais países se juntarão a nós para dar este importante passo nas próximas semanas", acrescentou.
Segundo o líder irlandês, uma solução de dois Estados era o único caminho credível para a paz e segurança para Israel, a Palestina e os seus povos.
O reconhecimento da Palestina pela Irlanda será formalmente promulgado no dia 28 de maio, disse o ministro das Relações Exteriores, Micheal Martin, em sua conta no X (anteriormente Twitter).
Na última terça-feira (21), Benjamin Netanyahu sugeriu ter planos para uma presença militar de longo prazo na Faixa de Gaza para garantir sua "desmilitarização sustentável" após a derrota do movimento palestino Hamas para "impedir o ressurgimento do terrorismo em um futuro previsível".

Israel convoca embaixadores para explicações

Os embaixadores de Espanha, Irlanda e Noruega em Israel foram convocados ao Ministério das Relações Exteriores para explicações e receberem um aviso em relação à decisão de reconhecer a Palestina como Estado.
O ministério israelense também convocou seu embaixador na Espanha para consultas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала