Cientistas russos descobrem novo tipo de dinossauro 'avestruz' na Sibéria

© Foto / ELG21Mundo pré-histórico (imagem de referência)
Mundo pré-histórico (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2024
Uma equipe de pesquisadores russos revelou ao mundo a existência de dinossauros com patas fortes, datados de 100 milhões a 145 milhões de anos atrás.
Cientistas russos encontraram um tipo de dinossauro "corredor" na região russa de Kemerovo, o primeiro achado desse tipo na Ásia que remonta ao período Cretáceo, informou o serviço de imprensa da Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbGU, na sigla em russo) à Sputnik.
O dinossauro foi batizado de kiyakursor (do latim "corredor do rio Kiya") e se tornou o primeiro ceratossauro encontrado em sedimentos do período Cretáceo da Ásia, embora anteriormente se acreditasse que eles haviam sido extintos nesse território 40 milhões de anos antes. Os restos datam do início desse período geológico, que se estende de 100 milhões a 145 milhões de anos atrás, e foram encontrados no chamado Grande Refúgio Siberiano, uma vasta área da Sibéria com restos do período Jurássico, uma era em que se acredita terem sido extintos.
Os ceratossauros, semelhantes a lagartos com chifres, são um grupo de dinossauros predadores (terópodes) que se separaram cedo do tronco evolutivo geral, tendo sido o primeiro grupo de dinossauros predadores evolutivamente bem-sucedido. Durante a evolução, os ceratossauros tinham membros reduzidos, mas possuíam uma musculatura bem desenvolvida, sendo capazes de correr rápido. Os cientistas comparam suas patas às de avestruzes.
Imagem ilustrativa de um ictiossauro do tamanho de uma baleia - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2024
Em praia, família encontra fóssil que pode ser o do maior réptil marinho conhecido até agora (FOTOS)
Trata-se de um trabalho conjunto do Instituto de Zoologia da Academia de Ciências da Rússia, da SPbGU e do Museu Estatal de História Local de Kuzbass.
"Descrevemos um novo gênero e espécie de dinossauro com base em um fragmento de esqueleto de um único animal que inclui vértebras cervicais, úmero e um elemento da cintura do membro traseiro, bem como ossos do membro dianteiro em articulação anatômica. Esse esqueleto fragmentário foi encontrado na margem do rio Kiya, na localidade de Shestakovo, que remonta ao início do período Cretáceo", disse Pavel Skuchas, chefe interino do Departamento de Zoologia de Vertebrados da Universidade Estatal de São Petersburgo.
Os cientistas realizaram uma tomografia computadorizada no Centro Clínico Consultivo e de Diagnóstico Kolpinsky em Kemerovo. A análise histológica do tecido ósseo mostrou que o esqueleto pertencia a um animal jovem, ainda em crescimento.
"A descoberta feita por paleontólogos russos se tornou a primeira evidência de ceratossauros do período Cretáceo vivendo na Ásia", apontou o serviço de imprensa da SPbGU.