- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula recebe presidente de Benin: acordos em aviação, turismo e cultura foram destaques da pauta

© Foto / Ricardo Stuckert / Palácio do PlanaltoO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o presidente de Benin, Patrice Talon, no Palácio do Planalto. Brasília, 23 de maio de 2024
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o presidente de Benin, Patrice Talon, no Palácio do Planalto. Brasília, 23 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2024
Nos siga no
A parceria bilateral em várias áreas foi detalhada durante uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de Benin, Patrice Talon, no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quinta-feira (23).
De acordo com o governo brasileiro, os mandatários alinharam futuros acordos nos setores de agricultura, formação técnica e profissional, cultura, turismo, transporte aéreo, defesa e segurança, bem como financiamento ao desenvolvimento.

"É uma satisfação contar com o corpo diplomático africano neste almoço em homenagem ao Dia da África e uma honra ter o presidente de Benin, Patrice Talon, como convidado especial. Somos parceiros naturais da África e também enxergamos o mundo por lentes africanas", comentou Lula à imprensa após a assinatura de atos com o governo de Benin nas áreas de aviação, cultura, turismo e formação de diplomatas.

Ainda segundo o Palácio do Planalto, Talon convidou o presidente Lula para uma nova visita a Benin. Ele destacou a importância da cooperação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o desenvolvimento agrícola de seu país e comentou sobre o programa de cooperação já existente no setor algodoeiro de Benin e de mais 17 países africanos.

"Benin não precisa ser ajudado, mas olhado, e sendo olhado terá como promover desenvolvimento com parcerias e investimentos", comentou o presidente de Benin.

A partir do acordo assinado nesta quinta, Lula anunciou ainda a criação de um polo cultural brasileiro na cidade beninesa de Uidá.

"Cultivamos nossa história comum na Casa de Benin em Salvador e vamos fazer o mesmo por meio da Casa do Brasil em Uidá, criando ali um polo cultural vibrante. Firmamos hoje um memorando de entendimento em artes, cultura e patrimônio para preservar esse elo", disse Lula.

"Tenho certeza de que esse intercâmbio crescerá com a reabertura da Embaixada de Benin em Brasília e com a criação de um núcleo brasileiro de cooperação para todo o continente em Adis Abeba, onde estarão presentes agências como a ABC, a Embrapa e a Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz]", declarou o presidente brasileiro.
Talon acrescentou que o país votará uma lei para conceder a nacionalidade beninesa a todos os afrodescendentes que tenham interesse:
"Benin está convidando todos os brasileiros a descobrirem uma parte de suas origens nas terras africanas de Benin. Na nossa visão, portanto, todos os brasileiros afrodescendentes são benineses, e isso deveria ser, para eles, motivo de orgulho", afirmou.
Em agosto, o Brasil vai sediar, a convite da União Africana, a Conferência Regional da Diáspora e dos Afrodescendentes das Américas e do Caribe, em Salvador.

Detalhes dos acordos

O protocolo de emendas ao acordo sobre serviços aéreos entre o Brasil e Benin visa oferecer segurança jurídica para empresas aéreas que vierem a operar rotas entre os dois países e prevê liberdade para a determinação de frequências aéreas bilaterais para passageiros e cargas, rotas e destinos e tarifas de transporte.
O Ministério do Turismo, da Cultura e das Artes de Benin firmou memorandos de entendimento para o estímulo da cultura e do turismo nos dois países. Com o Ministério do Turismo do Brasil, a cooperação envolve a promoção de fluxos bilaterais de turistas, de ações para o desenvolvimento de potenciais turísticos e de investimentos no setor em ambos os países.
Já o acordo com o Ministério da Cultura do Brasil estabelece um marco para dinamizar a cooperação cultural, artística, museológica, científica e patrimonial entre os países, incluindo um campo de atividades de pesquisas nos domínios do patrimônio cultural e material Vodum-Orixás.
O Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e o Centro de Aperfeiçoamento Diplomático, do Ministério das Relações Exteriores de Benin, vão desenvolver atividades de cooperação na área de formação de diplomatas com o intercâmbio de estudantes e professores, a promoção de seminários e eventos conjuntos e a troca de informações sobre programas de estudos.
O presidente russo Vladimir Putin fala na sessão plenária da Segunda Cúpula e do Fórum Econômico e Humanitário Rússia-África - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2024
Panorama internacional
Putin destaca o papel da África na resolução de questões da agenda internacional

Dia da África

Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, felicitou os países africanos pelo Dia da África celebrado nesta data. Segundo ele, a data simboliza a vitória dos povos do continente "sobre o colonialismo, a sua aspiração à liberdade, paz e prosperidade".
Além disso, Putin observou que, dentro da União Africana, bem como em várias estruturas sub-regionais, a interação construtiva está se expandindo, sendo criados mecanismos de resposta coletiva a conflitos locais e situações de crise, e os processos de integração estão em constante avanço.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала