- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

OTAN não pretende enviar tropas para a Ucrânia, afirma secretário-geral

© AP Photo / Alastair GrantJens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), durante entrevista coletiva na Brigada Blindada de Varsóvia, na Polônia, em 23 de abril de 2024
Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), durante entrevista coletiva na Brigada Blindada de Varsóvia, na Polônia, em 23 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2024
Nos siga no
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, afirmou nesta sexta-feira (24), em entrevista ao The Economist, que a aliança não pretende enviar tropas para a Ucrânia.

"Fornecemos treinamento, armas e munições à Ucrânia, mas não participaremos diretamente […] em operações de combate nos céus da Ucrânia ou no solo. Não temos intenção de enviar forças terrestres da OTAN para a Ucrânia", disse ele à publicação britânica.

Stoltenberg também declarou que não sabe quando a Ucrânia se tornará parte da aliança. Tal como escreve a publicação, a perspectiva de a Ucrânia aderir à OTAN permanece "remota".
Ainda segundo o secretário-geral, é muito importante que os departamentos de defesa da Ucrânia cumpram os padrões da aliança: "Mesmo que tudo dê certo para a Ucrânia, ela poderá demorar muitos anos até se tornar membro da OTAN".
No início deste mês, ele anunciou que os exercícios nucleares táticos planejados pela Rússia eram uma medida imprudente e perigosa. O chefe da aliança militar disse acreditar que Moscou compreende as consequências de um conflito nuclear.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, considerou perigosa a retórica da França e do Reino Unido sobre a possibilidade de enviar soldados para a Ucrânia.
Vigilância na fronteira entre a Rússia e a Lituânia - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2024
Panorama internacional
OTAN construirá 'muro de drones' na fronteira com a Rússia, diz Lituânia
O chefe do Comitê Militar da OTAN, o almirante Rob Bauer, disse em março que a questão da adesão da Ucrânia à aliança estava decidida, mas estavam em curso discussões sobre "quando isso acontecerá e o que será necessário para tal".
No final de setembro de 2022, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, anunciou que a Ucrânia estava se candidatando para aderir à OTAN de forma acelerada. Ao mesmo tempo, Stoltenberg acrescentou que a adesão plena da Ucrânia à aliança é impossível durante um conflito armado.
Moscou acredita que as entregas de armas à Ucrânia e o treinamento de seus militares impedem um acordo e envolvem diretamente os países da OTAN no conflito, "brincando com fogo". Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, notou que qualquer suprimento que contenha armas para a Ucrânia seria um alvo legítimo para o Kremlin.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала