- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Vice-presidente dos EUA diz que Força Aérea do país possui 'superioridade inatingível'

© AP Photo / Tobias SchwarzKamala Harris, vice-presidente dos EUA, fala durante entrevista coletiva com Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia (fora da foto), na Conferência de Segurança de Munique em Munique, Alemanha, 17 de fevereiro de 2024
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, fala durante entrevista coletiva com Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia (fora da foto), na Conferência de Segurança de Munique em Munique, Alemanha, 17 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2024
Nos siga no
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, declarou a "superioridade inatingível" da Força Aérea Americana, acrescentando que a operação de desembarque das forças aliadas na Normandia, há 80 anos na França, foi possível graças aos aviadores do país que controlavam o céu.

"No próximo mês, será o 80º aniversário do desembarque na Normandia. Um momento brilhante de coragem e sacrifício dos aliados, que foi possibilitado pela Força Aérea americana", disse Harris, durante cerimônia de formatura da corporação.

Segundo Harris, pilotos e aviões dos EUA, meses antes do desembarque, "eliminaram os inimigos do céu".
"A Força Aérea americana ajudou a derrotar a tirania e o fascismo na Europa", afirmou a vice-presidente. Harris também declarou que "a América conquistou o controle do céu" e o mantém até hoje.
"A superioridade americana no ar e no espaço, desde então, tem sido inatingível e inabalável", defendeu.
Segundo a vice-presidente, a Força Aérea dos EUA demonstrou grande capacidade em operações no Vietnã, no Oriente Médio e sobre a península coreana.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante o briefing diário, em Washington, D.C., em 13 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.05.2024
Panorama internacional
Estados Unidos já começaram a enviar sistemas de defesa aérea para a Ucrânia
Harris também acredita que o domínio aéreo do país impõe medo aos adversários, que se manifestou também "no flanco leste da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", onde "patrulhas aéreas dos EUA", segundo a democrata, impediram a liderança russa de expandir a operação militar especial.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que durante a Segunda Guerra Mundial os soldados norte-americanos salvaram o mundo e libertaram a Europa. Biden não mencionou o papel da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e de outros países na vitória sobre o fascismo.
O jornal Financial Times, citando fontes ligadas aos planos de defesa da OTAN, informou na última quarta (29) que os países da aliança possuem apenas 5% dos sistemas de defesa aérea necessários para proteger seus membros na Europa Central e Oriental.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала