- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Conferência de paz sobre a Ucrânia deve ser reconhecida tanto por Moscou como por Kiev, diz China

© Sputnik / Anna Ratkoglo / Acessar o banco de imagensA bandeira nacional chinesa é vista em uma rua de um antigo bairro enquanto a cidade de Pequim se prepara para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
A bandeira nacional chinesa é vista em uma rua de um antigo bairro enquanto a cidade de Pequim se prepara para o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2024
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores chinês agradeceu "os esforços da Suíça de realizar a primeira conferência para resolver a crise ucraniana", mas deixou claro que ela tem de ter em conta os interesses dos dois lados.
A agenda da conferência sobre a Ucrânia na Suíça diverge das exigências da China, por isso é difícil para Pequim participar do evento, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
"Há uma clara discrepância entre a agenda da conferência, as exigências da China e as expectativas gerais da comunidade internacional", afirmou Mao Ning em uma coletiva de imprensa.
"As demandas da China por uma conferência de paz que seja justa e imparcial e que não seja dirigida contra nenhuma das partes estão refletidas no consenso sobre a solução política da crise ucraniana publicado recentemente com o Brasil, e também refletem as preocupações comuns da comunidade internacional, especialmente dos países em desenvolvimento", disse ela.
As partes defendem as negociações como a única forma de solução do conflito.
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, após assinar um acordo de segurança bilateral em Bruxelas, em 28 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2024
Panorama internacional
Zelensky questiona EUA e diz que 'Putin aplaudirá de pé' ausência de Biden na cúpula da Suíça
Além disso, a conferência de paz sobre a Ucrânia deve ser reconhecida por Moscou e Kiev, caso contrário, será difícil desempenhar um papel significativo na restauração da paz, acrescentou Mao Ning.
"Em primeiro lugar, gostaria de observar que a China aprecia muito os esforços da Suíça de realizar a primeira cúpula para resolver a crise ucraniana. Temos estado em contato próximo com a Suíça e as partes relevantes sobre esta questão desde o início deste ano", disse a diplomata.
Segundo ela, "a China sempre defendeu que uma conferência internacional de paz deveria incluir três elementos importantes: reconhecimento tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia, participação igualitária de todas as partes e a discussão imparcial de todas as iniciativas de paz, caso contrário, será difícil desempenhar um papel significativo na restauração da paz".

Conferência na Suíça

A Suíça organiza a conferência sobre a Ucrânia, que será realizada em Lucerna em 15 e 16 de junho. Representantes de cerca de 160 países foram convidados para a reunião. Ao mesmo tempo, a Rússia não foi convidada para o evento.
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, disse que Moscou não participaria e não pretendia participar de "outra reunião de acordo com a fórmula de Vladimir Zelensky". Sergei Garmonin, embaixador em Berna, explicou que a Rússia não participaria do evento porque o objetivo da conferência era apresentar um ultimato a Moscou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала