- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky questiona EUA e diz que 'Putin aplaudirá de pé' ausência de Biden na cúpula da Suíça

© AFP 2023 / Kenzo TribouillardO presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, após assinar um acordo de segurança bilateral em Bruxelas, em 28 de maio de 2024
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, após assinar um acordo de segurança bilateral em Bruxelas, em 28 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2024
Nos siga no
Ucraniano afirmou nesta terça-feira (28) que se o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não comparecer à cúpula de paz organizada por Kiev na Suíça no mês que vem, o presidente russo, Vladimir Putin, aplaudirá sua ausência.
A Ucrânia espera acolher o maior número possível de países na cúpula que acontecerá entre os dias 15 e 16 de junho na Suíça, em uma tentativa de unir opiniões para aumentar a pressão sobre a Rússia.

"Sei que os EUA apoiam a cúpula, mas não sabemos a que nível [...] [a] cúpula de paz precisa do presidente Biden e também dos outros líderes que olham para a reação dos Estados Unidos. [Vladimir] Putin apenas aplaudirá a sua ausência, pessoalmente – e de pé, ainda por cima", afirmou Vladimir Zelensky em uma conferência de imprensa em Bruxelas com o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, segundo a Reuters.

Washington sinalizou apoio, mas não disse se Biden comparecerá. De acordo com a Bloomberg, Biden provavelmente não vai porque o evento ucraniano entra em conflito com uma campanha de arrecadação de fundos para sua eleição na Califórnia, evento que ele participará ao lado de George Clooney, Julia Roberts e outras estrelas de Hollywood.
Joe Biden, presidente dos EUA, fala durante jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA, na sigla em inglês). Washington, 27 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2024
Panorama internacional
Biden não deve ir à cúpula da Ucrânia para arrecadar fundos em Hollywood, diz mídia americana
No domingo (26), Zelensky instou tanto Biden quanto o presidente chinês, Xi Jinping, a participarem da cúpula.
Países do Sul Global, como o Brasil, África do Sul e a própria China demonstraram resistência ao evento e insistem que uma cúpula para paz no conflito tem que envolver os dois lados, e não só o ucraniano.
A Rússia não foi convidada e ao mesmo tempo disse que não vê sentido na conferência. Moscou já declarou não ser contra as negociações pela paz, mas mesmo que fosse convidada não participaria porque não considera Berna um ator neutro, uma vez que o país se uniu ao esforço unilateral ocidental nas sanções contra o Estado russo, descredibilizando seu papel como mediador do conflito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала