- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hamas aprova nova proposta israelense de cessar-fogo na Faixa de Gaza

© AP Photo / Emilio MorenattiMenino agita bandeira palestina enquanto manifestantes marcham durante protesto em apoio aos palestinos e pedem um cessar-fogo imediato em Gaza. Barcelona, 20 de janeiro de 2024
Menino agita bandeira palestina enquanto manifestantes marcham durante protesto em apoio aos palestinos e pedem um cessar-fogo imediato em Gaza. Barcelona, 20 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2024
Nos siga no
O movimento palestino Hamas declarou, nesta sexta-feira (31), que acolheu positivamente a declaração do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"O Movimento de Resistência Islâmica [Hamas] saúda o que foi dito no discurso do presidente dos EUA, Joe Biden, hoje, 31 de maio de 2024, no seu apelo a um cessar-fogo permanente, à retirada das forças ocupantes da Faixa de Gaza, à reconstrução [de Gaza] e à troca de prisioneiros", afirmou o movimento em comunicado.

Joe Biden, presidente dos EUA, discursa durante cerimônia de formatura da turma de 2024 da Academia Militar dos EUA, no estádio Michie, em Nova York. EUA, 25 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2024
Panorama internacional
Biden: nova proposta de Israel de acordo de cessar-fogo tem 3 fases
Mais cedo, o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou em coletiva de imprensa que Israel havia oferecido ao Hamas uma nova proposta com três fases para chegar a um acordo sobre um cessar-fogo permanente.
De acordo com o presidente norte-americano, a primeira fase duraria seis semanas e incluiria um cessar-fogo temporário, a retirada total das forças israelenses de todas as áreas povoadas de Gaza e a libertação de vários reféns de ambos os lados.
A segunda fase, disse Biden, seria o fim permanente de todas as hostilidades no conflito, que poderia incluir a libertação de todos os reféns restantes e a retirada total das forças israelenses de Gaza se as garantias de segurança de Israel forem atendidas.
A terceira fase seria o início de um grande plano de reconstrução para o enclave, disse Biden, que também incluiria a ajuda de parceiros internacionais.

Chefe da ONU celebra acordo

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, espera que a nova proposta anunciada pelo presidente dos EUA, Biden, alcance uma paz permanente em Gaza, disse o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

"Durante meses, o secretário-geral tem pressionado por um cessar-fogo, pelo acesso humanitário total e irrestrito e pela libertação imediata e incondicional de todos os reféns detidos em Gaza. O secretário-geral espera fortemente que isso conduza a um acordo entre as partes para uma paz duradoura", disse Dujarric na sexta-feira em resposta ao anúncio de Biden.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала