- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pequim tomará 'todas as medidas necessárias' caso UE continue pressionando empresas chinesas

© AFP 2023 / Focke StrangmannOs veículos elétricos (VE) da montadora chinesa BYD saem do navio BYD Explorer No. 1 que está atracado no terminal automotivo da operadora BLG no porto de Bremerhaven, Alemanha, 26 de fevereiro de 2024
Os veículos elétricos (VE) da montadora chinesa BYD saem do navio BYD Explorer No. 1 que está atracado no terminal automotivo da operadora BLG no porto de Bremerhaven, Alemanha, 26 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2024
Nos siga no
Nos últimos meses, a União Europeia tem realizado investigações sobre a produção chinesa de carros elétricos, locomotivas, células fotovoltaicas, equipamentos médicos e outros bens. Uma das acusações do bloco europeu é de concorrência desleal com as empresas locais.
"Se as palavras da União Europeia se desviarem dos fatos e a pressão continuar, a parte chinesa tomará todas as medidas necessárias para proteger resolutamente os interesses legítimos das empresas do país", disse o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao.
Segundo a agência Xinhua, o ministro fez as declarações neste domingo (1º) em Barcelona, na Espanha, durante uma mesa-redonda com empresas espanholas de capital chinês. O ministro ressaltou que a União Europeia (UE) tem usado recentemente justificativas como "excesso de capacidade" e "concorrência desleal" por parte do gigante asiático para iniciar investigações sobre carros elétricos, locomotivas, células fotovoltaicas, equipamentos médicos e outros bens chineses.
Wang também indicou que, conforme os acordos alcançados após uma reunião anterior entre os líderes da China, França e o chefe da Comissão Europeia, a parte chinesa espera resolver adequadamente as tensões comerciais e econômicas existentes, levando em consideração as preocupações legítimas de ambas as partes e evitando a escalada das divergências.
O porta-aviões USS Carl Vinson (E), navega com o destróier Aegis da Marinha da Coreia do Sul, King Sejong, o Grande, e o destróier Aegis da Força de Autodefesa Marítima do Japão, Kongou, nas águas internacionais da costa sul da península coreana durante um recente exercício conjunto em 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2024
Panorama internacional
Aumento de presença dos EUA no Pacífico força outras nações a 'escolher um lado', diz general chinês
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou anteriormente que a UE está preocupada com a superprodução chinesa de "produtos artificialmente baratos" que inundam o mercado europeu, além dos problemas das empresas da UE para acessar o mercado chinês "em condições justas" e a transferência forçada de tecnologia. No entanto, Leyer enfatizou que não se trata de fechar mercados nem de protecionismo.
Já o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, declarou anteriormente que o desenvolvimento da China traz oportunidades para a Europa, e não riscos, além de considerar que o protecionismo não ajudará a UE a resolver os problemas existentes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала