- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis realizam ataques contra 2 navios comerciais ligados a Israel no mar Vermelho

© AP Photo / Marinha dos EUAO navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023
O navio de assalto anfíbio USS Bataan (em primeiro plano) e o navio de desembarque USS Carter Hall viajam pelo mar Vermelho, em 8 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2024
Nos siga no
O movimento Ansar Allah (houthis), que controla o norte do Iêmen e conta com o apoio do Irã, afirmou ter realizado nesta sexta-feira (7) um ataque contra dois navios comerciais no mar Vermelho, em meio ao acirramento das tensões na Faixa de Gaza.

"As Forças Armadas do Iêmen realizaram duas operações no mar Vermelho contra navios pertencentes a companhias que violaram a proibição de entrar nos portos da Palestina ocupada. Os alvos dos ataques foram os navios Elbella e Genoa", disse o porta-voz das tropas houthis, Yahya Saree.

O porta-voz detalhou ainda que os houthis utilizaram drones, além de mísseis balísticos e antinavio durante os ataques.
O movimento anunciou no final de maio a intensificação das operações nos mares Vermelho e Arábico, além do golfo de Áden, contra os navios vinculados a Israel ou que se dirigem aos portos desse país em meio à ofensiva de Tel Aviv em Rafah, no sul de Gaza.
Apoiadores houthis marcham para marcar o aniversário da unidade iemenita em Sanaa, Iêmen, 22 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.05.2024
Panorama internacional
Forças do Iêmen atingem porta-aviões dos EUA no mar Vermelho, dizem houthis
O líder dos houthis, Abdul Malik al Houthi, advertiu Israel e os Estados Unidos sobre uma nova fase de operações contra os dois países caso continuasse a agressão contra os palestinos na Faixa de Gaza. Mais de 36 mil pessoas já foram mortas durante os confrontos no enclave, a maioria mulheres e crianças, segundo autoridades locais.
Em resposta, EUA e Reino Unido realizam ataques contra o Iêmen desde meados de janeiro sob a justificativa de atuar na segurança da navegação na região, crucial para a navegação mundial.
Desde 2014, o grupo controla grande parte do centro e do norte do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa. Em 2015, uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita iniciou operações militares para apoiar o Exército iemenita na recuperação dessas áreas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала