- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em campanha russofóbica, 8 países pedem à UE que proíba diplomatas russos de circularem livremente

© AFP 2023 / Laurie Dieffembacq Van da polícia em frente ao prédio do Parlamento Europeu, em 29 de maio de 2024
Van da polícia em frente ao prédio do Parlamento Europeu, em 29 de maio de 2024  - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2024
Nos siga no
Uma carta enviada, há dois dias, ao chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell, pela República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Letônia, Lituânia, Países Baixos, Polônia e Romênia, os Estados pedem à União Europeia que proíba diplomatas russos de circularem livremente.
Ao mesmo tempo, as nações citadas solicitaram que o bloco europeu restrinja os países nos quais os diplomatas de Moscou podem ser credenciados.

"A livre circulação de titulares de passaportes diplomáticos e de serviço russos, credenciados em um Estado anfitrião, em todo o espaço Schengen, está facilitando atividades malignas", diz uma parte da carta, datada de 11 de junho, e vista pela Reuters.

Os ministros das Relações Exteriores dos países citados também afirmaram no documento que "essa medida vai estreitar significativamente o espaço operacional para os agentes russos".

"Acreditamos que a UE deve seguir rigorosamente o princípio da reciprocidade e restringir a circulação de membros das missões diplomáticas russas e dos seus familiares apenas ao território de um Estado de seu credenciamento", diz o documento.

Desde o começo da operação russa na Ucrânia, o Ocidente aplicou uma série de sanções contra Moscou e começou uma verdadeira campanha russofóbica contra o país.
O Kremlin sinalizou diversas vezes que sua ação em território ucraniano decorre da necessidade de "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho, que tem uma grande fronteira com a Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала