- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA enviam submarino nuclear para Guantánamo em resposta a exercícios militares russos em Cuba

© Ministério da Defesa da RússiaSubmarino russo utilizado em exercícios militares em Cuba
Submarino russo utilizado em exercícios militares em Cuba - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2024
Nos siga no
Nesta quinta-feira (13), os Estados Unidos deslocaram um submarino nuclear para a baía de Guantánamo, em Cuba, após a chegada de embarcações de guerra russas à região para exercícios navais.
O USS Helena, submarino da Marinha americana, chegou ao local em uma ação que o Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM) descreveu como uma "visita de porto rotineira".
A presença dos navios russos, que inclui uma fragata e um submarino nuclear, é parte de exercícios militares previamente anunciados.
Esses exercícios acontecem no contexto da parceria histórica entre Rússia e Cuba, e são interpretados como um gesto de demonstração de poder no cenário das relações internacionais atuais.
Bandeira tremula em homenagem a militares dos EUA e outras vítimas mortas no ataque terrorista em Cabul, Afeganistão, na Marine Corps Security Force Company, Base Naval da Baía de Guantánamo, Cuba, 27 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2024
Panorama internacional
'Parecia muito com fraqueza': EUA já não são o que eram há 20-30 anos, diz mídia
Embora os EUA não considerem os exercícios russos uma ameaça direta, o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, afirmou que a Marinha americana está monitorando a situação de perto.
Além do submarino, foram designados três destróieres lançadores de mísseis, um navio da Guarda Costeira e uma aeronave de patrulha marítima para vigiar os navios russos.
O Ministério das Relações Exteriores de Cuba destacou que os exercícios são uma operação conjunta entre duas nações com laços históricos profundos. Segundo a pasta, "nenhum dos barcos carrega armas nucleares, então a parada no nosso país não representa uma ameaça para a região".
No caminho para Cuba, navios russos realizaram manobras no oceano Atlântico, simulando ataques a alvos marítimos com mísseis hipersônicos, conforme comunicado pelo Ministério da Defesa russo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала