- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Relacionamento gelado entre Milei e Lula esteve em plena exibição no G7

© AFP 2023 / Mandel NganO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva participa de sessão de trabalho sobre inteligência artificial (IA), energia e África-Mediterrâneo no resort Borgo Egnazia, durante a cúpula do G7 na Itália, em Savelletri, em 14 de junho de 2024
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva participa de sessão de trabalho sobre inteligência artificial (IA), energia e África-Mediterrâneo no resort Borgo Egnazia, durante a cúpula do G7 na Itália, em Savelletri, em 14 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2024
Nos siga no
Na foto "de família" da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo argentino, Javier Milei, estão posicionados, junto a outros líderes no evento, em pontas opostas. A foto reflete exatamente o clima entre os dois na Itália, escreve a Bloomberg.
Lula e Milei se cruzaram pela primeira vez na sexta-feira (14) no evento, fazendo parte de um elenco diversificado de personagens reunido pela primeira-ministra Giorgia Meloni.
Mas, ao contrário de Narendra Modi, da Índia, que aproveitou a oportunidade para, pelo menos, tentar melhorar as relações com os líderes dos Estados Unidos e do Canadá, os presidentes das duas maiores economias da América do Sul voaram milhares de quilômetros dos seus países para estarem no mesmo local, e ainda assim, evitarem um ao outro.
Misturando-se entre lideranças globais, incluindo o papa Francisco, as suas diferenças ficaram à mostra, analisa a agência.
© AFP 2023 / Ludovic MarinFoto de família com chefes de Estado do G7 e chefes de delegação de países do Outreach no resort Borgo Egnazia durante a Cúpula do G7 organizada pela Itália, em Savelletri, em 14 de junho de 2024
Foto de família com chefes de Estado do G7 e chefes de delegação de países do Outreach no resort Borgo Egnazia durante a Cúpula do G7 organizada pela Itália, em Savelletri, em 14 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2024
Foto de família com chefes de Estado do G7 e chefes de delegação de países do Outreach no resort Borgo Egnazia durante a Cúpula do G7 organizada pela Itália, em Savelletri, em 14 de junho de 2024
Lula compareceu à reunião buscando transmitir a mensagem de que os líderes de extrema direita são prejudiciais à democracia, um apelo que visa muitos dos aliados de Milei, ao mesmo tempo que reafirmou a proposta de impostos globais sobre os super-ricos, programas sociais para combater a fome e medidas mais agressivas sobre as alterações climáticas, pautas distantes do presidente do país vizinho.
Milei, em vez disso, condenou o aborto e falou sobre os perigos do populismo, que ele vê como uma ameaça vinda de líderes de esquerda.
O brasileiro estreitou laços com o establishment político global e preencheu sua agenda na Itália com uma lista de reuniões bilaterais que incluiu Emmanuel Macron, Meloni, Olaf Scholz, Ursula Von der Leyen e Modi. O presidente também se encontrou com o papa, um argentino que entrou em confronto com Milei durante sua eleição.
O mandatário argentino teve uma reunião com a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, no meio de expectativas de que Buenos Aires possa negociar um novo programa – e talvez obter novos fundos – do credor com sede em Washington.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de posse do novo procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco em Brasília, Brasil, 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2024
Panorama internacional
Milei 'foi amador' ao subestimar importância do Brasil e agora Lula 'cobra o preço', diz analista
Embora o governo Milei tenha manifestado interesse, mais de uma vez, em uma reunião informal com Lula em abril, o brasileiro até agora o rejeitou. Resta saber quem piscará primeiro, e se é que alguém piscará, escreve a Bloomberg.
A próxima oportunidade de reunião será provavelmente em novembro, quando Lula receberá os líderes do G20 no Rio de Janeiro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала