Israel aprova planos operacionais para ofensiva no Líbano, dizem FDI
16:11 18.06.2024 (atualizado: 16:35 18.06.2024)
© Foto / Forças de Defesa de IsraelMilitares das Forças de Defesa de Israel (FDI) em ações na Faixa de Gaza, em 23 de maio de 2024
© Foto / Forças de Defesa de Israel
Nos siga no
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta terça-feira (18) planos operacionais para uma investida no Líbano.
"Hoje [18] o Comandante do Comando Norte, MG Ori Gordin, e o chefe da Direção de Operações (J3), MG Oded Basiuk, aprovaram planos operacionais e realizaram uma avaliação situacional conjunta no Comando Norte", destacam as FDI em comunicado.
A avaliação da situação na região, além dos planos operacionais para uma ofensiva no Líbano, foi, segundo o comunicado, "aprovada e validada, e foram tomadas decisões sobre a continuação do aumento da prontidão das tropas no campo".
Crise na região
A situação na fronteira entre os dois países piorou após o início das operações militares de Israel na Faixa de Gaza, em outubro de 2023. O Exército israelense e os combatentes do Hezbollah, grupo libanês, disparam diariamente contra as posições uns dos outros nas áreas ao longo da fronteira.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Líbano, cerca de 100 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas no sul do Líbano devido aos bombardeios israelenses. O lado israelense relatou cerca de 80 mil residentes do norte de Israel que se encontram em situação semelhante.