EUA estão cada vez 'mais histéricos' em seus esforços para conter a China, diz mídia
23:01 19.06.2024 (atualizado: 08:34 20.06.2024)
© AP Photo / Andy WongAs bandeiras dos EUA e da China são exibidas juntas no topo de um trishaw em Pequim (foto de arquvo)
© AP Photo / Andy Wong
Nos siga no
Os Estados Unidos seguem tentando conter o avanço tecnológico e econômico da China, com ações que demonstram uma certa histeria por parte do poder econômico em travar o gigante asiático.
Uma publicação do Global Times sugere que o governo dos Estados Unidos está se tornando cada vez "mais histérico" na tentativa de travar o avanço da China, recorrendo à espionagem e restrições às exportações.
"A espionagem e as restrições às exportações se tornaram tácticas comuns para os EUA, que estão cada vez mais histéricos em seus esforços para conter a China", indica o editorial.
Na mesma linha, Lu Xiang, investigador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse ao Global Times que, se os Estados Unidos continuarem nesse caminho, a sua histeria só piorará e que a história mostra que nenhum país pode sustentar seu próprio desenvolvimento através de políticas protecionistas.
A espionagem mencionada está relacionada com um pronunciamento em 18 de junho de Mark Warner, presidente do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA, segundo o qual as agências de inteligência dos EUA têm que fazer um trabalho melhor no rastreamento da tecnologia avançada de inteligência da China.
"Temos que continuar investigando o que a China está fazendo, não apenas no setor de chips, mas em muitas outras áreas", disse Warner.