- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Obra bilionária: usina nuclear no Rio custará R$ 20 bilhões e deve ser retomada em breve (VÍDEOS)

© Foto / Arquivo Eletrobras / DivulgaçãoUsina Angra 2, em Angra dos Reis (RJ)
Usina Angra 2, em Angra dos Reis (RJ) - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2024
Nos siga no
Especiais
A construção da usina nuclear Angra 3, no estado do Rio de Janeiro, está mais próxima de ser retomada, diz o superintendente de construção, Antonio Zaroni.
Em entrevista concedida nesta quinta-feira (20), durante uma visita de jornalistas às instalações da usina, Zaroni detalhou os próximos passos e as expectativas para a conclusão do projeto, que tem enfrentado diversos desafios ao longo dos anos.
Ele destacou que hoje há um otimismo renovado no projeto.
"Neste edital a gente está um pouco mais tranquilo, porque as exigências de habilitação são muito mais altas", afirmou Zaroni.

Empresas de peso no radar

Uma consulta pública realizada no mês passado, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), contou com a participação de grandes empresas, como Andrade Gutierrez e Odebrecht, que mostraram grande interesse.
Zaroni acredita que a participação dessas empresas, que possuem vasta experiência em projetos internacionais, aumenta as chances de sucesso da licitação.

"A gente está com uma esperança de ter sucesso, é evidente, desde que o governo dê carta branca para a gente", ressaltou.

Uma decisão final só será possível após os cálculos de viabilidade, previstos para setembro.
Pessoas vão à praia de Ipanema para se refrescar do calor, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, em 24 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2024
Panorama internacional
'Potencial subdesenvolvido': Brasil tem enorme margem inexplorada para receber turistas do BRICS
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem conduzido o processo de viabilização da retomada da construção, um trabalho que já dura dois anos. O BNDES contratou uma empresa internacional para auxiliar no orçamento, mas a metodologia utilizada inicialmente não foi aceita pelo TCU devido à falta de referências claras.
Para corrigir o rumo, o BNDES contratou uma empresa brasileira especializada em orçamentação, com a colaboração ativa da equipe de Angra 3. Atualmente o foco está na finalização do "cost to complete" (custo para completar a obra), que inclui não só os gastos com engenharia e construção, mas também com material, manutenção e financiamento.
"Hoje gira em torno de R$ 20 bilhões", informou Zaroni, esclarecendo que esse valor engloba diversas despesas já executadas.

Próximos passos

Com a conclusão do trabalho de orçamentação, prevista para julho, o próximo passo será enviar toda a documentação ao governo para obter a aprovação necessária. O objetivo é lançar uma concorrência internacional para finalizar a construção da usina.
O edital, previsto para fevereiro do ano que vem, está quase finalizado, faltando apenas alguns detalhes. "Estamos prevendo, em fevereiro do ano que vem, colocar esse edital na praça para contratar uma empresa para terminar a usina", finalizou Zaroni.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала