- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo destrói acampamentos de garimpeiros e helicóptero na terra Yanomami, fronteira com Venezuela

© Foto / Divulgação / Ministério dos Povos Indígenas (MPI)Operação Catrimani II destrói acampamentos de garimpeiros em terra Yanomami, em 26 de junho de 2024
Operação Catrimani II destrói acampamentos de garimpeiros em terra Yanomami, em 26 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2024
Nos siga no
O governo brasileiro destruiu cinco acampamentos de garimpeiros, localizados na região de Surucucu da Terra Indígena Yanomami, próxima à fronteira com a Venezuela, informou nesta terça-feira (25) o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Também foram inutilizados nove motores e cinco geradores de energia, usados pelos garimpeiros nas atividades ilícitas.
A ação ocorreu no último fim de semana e faz parte da segunda etapa da Operação Catrimani, coordenada pela Casa de Governo de Boa Vista (RR), que tem como integrantes o MPI, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Casa Civil da Presidência da República, entre outros órgãos.
A Operação Catrimani II tem ainda a participação das Forças Armadas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Polícia Federal (PF).
Outra ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e da Força Nacional identificou e destruiu um helicóptero clandestino que sobrevoava o território.
De acordo com o MPI, o território Yanomami é a maior terra indígena do Brasil, com 9,7 milhões de hectares nos estados do Amazonas e de Roraima, onde vivem 27,8 mil indígenas em 306 aldeias.
Agentes da Polícia Federal (PF) caminham próximo a viaturas da corporação estacionadas na Zona Portuária do Rio de Janeiro (RJ). Brasil, 16 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Notícias do Brasil
PF deflagra operação contra grupo suspeito de movimentar R$ 250 milhões em minério na terra Yanomami
Dados do Censipam apontam que o número de alertas de garimpo na região dos Yanomami caiu 73% entre 2023 e 2024. De janeiro a abril de 2023 foram registrados 378 alertas e, no mesmo período de 2024, o número caiu para 102.
Criada em 29 de fevereiro, a Casa de Governo de Roraima articula a interlocução e a integração das esferas federal, estadual e municipal na execução das políticas públicas para viabilizar a melhoria do modo de vida da população indígena Yanomami e Ye'kwana e combater ações ilegais como o desmatamento e o garimpo no território indígena.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала