- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-agente da CIA: negociações entre Irã e Bahrein são mais um sinal do declínio da hegemonia dos EUA

© AFP 2023 / FELIX GARZA/Marinha dos EUADestróier com mísseis guiados USS Carney (foto de arquivo)
Destróier com mísseis guiados USS Carney (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2024
Nos siga no
O início das negociações entre o Bahrein e o Irã para restaurar as relações diplomáticas rompidas há muito tempo marca o fim da hegemonia dos EUA no Oriente Médio, opina o ex-agente da CIA Graham Fuller em um artigo no Responsible Statecraft.
Os ministros das Relações Exteriores dos dois países se reuniram em Teerã em 23 de junho, anunciando o começo das negociações para a retomada das relações bilaterais oito anos após seu rompimento.

"Este evento é mais importante do que pode parecer à primeira vista […]. Qualquer aproximação entre o Bahrein e o Irã preocupará Washington, que pode até tentar bloqueá-la", declarou Fuller.

O autor do artigo indica que o Bahrein é a sede da 5ª Frota da Marinha dos Estados Unidos, responsável pela segurança no golfo Pérsico, no mar Vermelho e no mar da Arábia. Desta forma, a aproximação entre Manama e Teerã ameaça todo o princípio da política de Washington no golfo Pérsico, que consiste em uma presença militar na região para "proteger o livre fluxo de petróleo", disse o ex-funcionário da CIA.
O presidente chinês, Xi Jinping, à esquerda, aperta a mão do rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud, em Riad. Arábia Saudita, 8 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2024
Panorama internacional
'A era do preço do petróleo em yuan está se aproximando', diz analista sobre tombo do 'petrodólar'
Fuller recordou que, ainda em 2023, a China abriu a primeira brecha na estratégia anti-iraniana dos EUA ao mediar a restauração das relações diplomáticas entre Arábia Saudita e o Irã e "fez quase o impossível", ao reconciliar os sunitas e xiitas.

"Agora, com a perspectiva de o Bahrein e Teerã restabelecerem relações, podemos ver mais claramente a mudança proporcionada pela presença chinesa (e russa) no golfo Pérsico", concluiu Fuller.

O Bahrein rompeu relações diplomáticas com o Irã em janeiro de 2016, após um ataque a missões diplomáticas sauditas no Irã por manifestantes contra a execução do pregador xiita Nimr al-Nimr. A Arábia Saudita restabeleceu as relações com o Irã em setembro de 2023 após a reconciliação mediada pela China.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала