- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Autoridades panamenhas instalam postos de controle para frear imigração na região de Darién

© AP Photo / Ivan ValenciaMigrantes em travessia de barco na região de Darién, que conecta a América do Sul à América Central. Colômbia, 7 de outubro de 2023
Migrantes em travessia de barco na região de Darién, que conecta a América do Sul à América Central. Colômbia, 7 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2024
Nos siga no
O governo panamenho fechou três passagens de fronteira não autorizadas e pretende criar uma série de postos de controle para identificar imigrantes, após promessas do novo presidente, José Raúl Mulino, de parar o tráfico de imigrantes ilegais da América do Sul através da selva de Darién.

"Como parte da Campanha Shield, foram tomadas medidas para controlar a imigração ilegal massiva que o Estado panamenho enfrenta. Essas medidas incluem o encerramento de três travessias não autorizadas utilizadas por imigrantes ilegais ao longo da costa do Pacífico e do Caribe, o aumento das patrulhas costeiras e das intercepções marítimas", afirmou em um comunicado à imprensa a Guarda Nacional de Fronteiras do Panamá.

O novo presidente do Panamá, José Raul Mulino, há dois dias, em seu discurso de posse, prometeu que o território do país deixaria de ser rota de trânsito para imigrantes ilegais e associados ao tráfico de drogas e de pessoas.
O Panamá, segundo o político, vive uma grave crise humanitária e ambiental devido à imigração ilegal. Além disso, grupos criminosos internacionais utilizam a região de Darién, na fronteira com a Colômbia, como base de operações.

"O bloqueio dessas três travessias ilegais permitirá que a imigração ilegal seja canalizada através do passo de Cañas Blancas, permitindo à comunidade anfitriã de Bajo Chiquito concentrar de forma mais eficaz os esforços de proteção, segurança e assistência humanitária para gerir o fenômeno migratório", afirmou a Patrulha de Fronteira.

O ministro da Segurança Pública do Panamá, Frank Abrego, escreveu em uma publicação no site da pasta que, após reuniões com os chefes do serviço nacional de fronteiras e migração, foi tomada a decisão de estabelecer uma série de postos de controle ao longo da rota dos imigrantes.
Manifestantes com placas contra o endurecimento das leis de imigração na França. Paris, 21 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2024
Panorama internacional
Paris: milhares de pessoas protestam contra nova lei que endurece imigração na França

"Em uma reunião entre o presidente José Raúl Mulino e o presidente colombiano, Gustavo Petro, foi acordado que as pessoas deveriam ser identificadas em ambos os lados da fronteira. Das 500 mil pessoas [que chegaram ilegalmente através da fronteira colombiana desde 2023], apenas cerca de 20 mil foram cadastradas", disse Abrego.

Os governos das Américas do Sul e Central afirmam que desde 2023 uma crise migratória crescente está sendo enfrentada pelos seus serviços públicos, com milhares de pessoas chegando diariamente à América do Norte através de Colômbia, Panamá e Costa Rica, colocando uma grande pressão nas pequenas cidades e aldeias por onde passam, na rota que leva aos EUA.
O Panamá, segundo as autoridades, está no limite da sua capacidade para receber imigrantes, apesar de até agora ter conseguido manter a ordem pública — no ano passado, mais de meio milhão de pessoas entraram no país através da selva de Darién, mais que o dobro em relação a 2022.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала