- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: governo Milei está empenhado em promover o esvaziamento do Mercosul

© AP Photo / Natacha PisarenkoJavier Milei canta o hino nacional da Argentina em cerimônia em Buenos Aires. Argentina, 5 de julho de 2024
Javier Milei canta o hino nacional da Argentina em cerimônia em Buenos Aires. Argentina, 5 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2024
Nos siga no
Segundo o portal UOL diplomatas argentinos têm freado a atuação de projetos do bloco, mirando sobretudo iniciativas voltadas para o social e os direitos humanos.
O governo do presidente argentino, Javier Milei, vem se empenhando em incentivar o desmonte de instituições e projetos do Mercosul no intuito de promover o esvaziamento do bloco.
Segundo informações do site, a decisão de Milei de não ir à cúpula do Mercosul nesta semana, em Assunção, no Paraguai, é parte de uma manobra que mira, em especial, projetos sociais e voltados para direitos humanos no bloco.
Javier Milei e Jair Bolsonaro se cumprimentam durante visita do ex-presidente brasileiro - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2024
Notícias do Brasil
Milei descarta cúpula do Mercosul e confirma palestra em evento bolsonarista em Santa Catarina
Um deles seria o Instituto Social do Mercosul (ISM), que foi criado como mecanismo para corrigir assimetrias entre os membros do bloco por meio de ações de fomento ao desenvolvimento social, e que vem tendo a atuação bloqueada por diplomatas argentinos.
Ademais, o portal afirma que o governo Milei também vetou a criação de um grupo de trabalho no Mercosul que tinha como objetivo estudar formas de ampliar a capacitação feminina para incentivar a inserção de mulheres em setores estratégicos da economia.
Em contraponto, segundo o portal, o governo Lula atua para preservar a relevância estratégica do Mercosul, sobretudo como um mecanismo para estender a relação do Sul Global com outras potências emergentes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала