- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índia está pronta para contribuir de qualquer maneira em prol da paz na Ucrânia, diz Modi a Putin

© Sputnik / Sergei BobylevO presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi caminham nos arredores de Moscou, Rússia, 8 de julho de 2024
O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi caminham nos arredores de Moscou, Rússia, 8 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Nos siga no
Nova Deli está pronta para qualquer assistência que possa estabelecer a paz na Ucrânia, disse o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ao presidente Vladimir Putin.
Em reunião no Kremlin nesta terça-feira (9), Modi declarou a Putin que "como seu amigo, sempre lhe digo que, para o futuro brilhante de nossas futuras gerações, a paz é uma necessidade, por isso acreditamos que a guerra não resolverá, a solução não pode ser [encontrada] através da guerra", afirmou.
"Estamos prontos para qualquer assistência", acrescentou o primeiro-ministro indiano.
Na noite de segunda-feira (8), as duas autoridades também trocaram opiniões "de forma aberta" sobre a Ucrânia, disse o premiê.
Putin agradeceu ao seu amigo pela atenção que dispensou à resolução do conflito ucraniano por meios pacíficos.
"Agradeço a sua atenção aos problemas mais agudos, incluindo a tentativa de encontrar algumas formas de resolver a crise ucraniana, antes de mais nada, pacificamente", disse Putin.
Ainda no encontro, Putin afirmou que Rússia e Índia têm relações de parceria estratégica privilegiada, e que os países estão ligados pela amizade.
"Nossos países têm uma amizade muito antiga, boas relações que foram estabelecidas por décadas, e neste ano celebramos 77 anos de estabelecimento de relações diplomáticas. Hoje, nossas relações têm o caráter de uma parceria estratégica privilegiada especial. Estamos em contato constante com vocês e prestamos atenção especial ao desenvolvimento das relações comerciais e econômicas."
© Sputnik / Gavril GrigorovO presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi visitam estábulos de cavalos antes de seu encontro na residência estatal Novo-Ogarevo, nos arredores de Moscou, Rússia, 8 de julho de 2024
O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi visitam estábulos de cavalos antes de seu encontro na residência estatal Novo-Ogarevo, nos arredores de Moscou, Rússia, 8 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi visitam estábulos de cavalos antes de seu encontro na residência estatal Novo-Ogarevo, nos arredores de Moscou, Rússia, 8 de julho de 2024
O presidente russo também destacou estreita cooperação com a Índia em organizações internacionais e o comércio bilateral entre Moscou e Nova Deli.

"Cooperamos estreitamente na arena internacional e em organizações internacionais, sobretudo, na plataforma da ONU, bem como em alianças como a Organização para Cooperação de Xangai e o BRICS."

O comércio entre Rússia e Índia aumentou 20% no primeiro trimestre de 2024, acrescentou o presidente russo.

"No ano passado, o comércio aumentou em 60%, ou até mais, em 66%. No primeiro trimestre deste ano, cresceu em mais 20%", afirmou o mandatário russo.

Ainda nesta terça-feira (9), Putin e Modi visitaram o Pavilhão de Energia Atômica de Moscou na Exposição de Conquistas da Economia Nacional (VDNKh) de Moscou.
O presidente russo disse que o urânio era a matéria-prima relacionada à energia mais procurada.
© Sputnik / Sergei FadeichevO presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi visitam o pavilhão Atom dedicado à história e às últimas conquistas da indústria nuclear, na Exposição de Conquistas da Economia Nacional (VDNKh) em Moscou, Rússia, 9 de julho de 2024
O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi visitam o pavilhão Atom dedicado à história e às últimas conquistas da indústria nuclear, na Exposição de Conquistas da Economia Nacional (VDNKh) em Moscou, Rússia, 9 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
O presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi visitam o pavilhão Atom dedicado à história e às últimas conquistas da indústria nuclear, na Exposição de Conquistas da Economia Nacional (VDNKh) em Moscou, Rússia, 9 de julho de 2024
As tecnologias nucleares russas garantem a capacidade da indústria de criar materiais compostos que são usados ​​para propósitos civis e militares, disse Putin. Dispositivos de armazenamento de energia de fabricação russa são de igual importância, acrescentou.
A Rosatom também comunicou hoje (9) que está discutindo a possibilidade de construir mais seis unidades nucleares de alta potência e usinas nucleares de baixa potência na Índia.

"Novas áreas de cooperação estão sendo discutidas. Estamos falando sobre a construção de mais seis unidades de alta potência de design russo na Índia em um novo local e usinas nucleares de baixa potência de design russo", afirmou um comunicado da empresa.

Ao mesmo tempo, os dois países estão discutindo o potencial de trânsito da Rota Marítima do Norte.
"Organizações relevantes da Rússia e da Índia estão discutindo a possibilidade de fornecimento sistêmico de recursos energéticos russos [petróleo, carvão e gás natural liquefeito] dos portos do noroeste da Rússia pela Rota Marítima do Norte até os portos indianos com transbordo nos portos do Extremo Oriente russo", acrescentou o comunicado.
O premiê também fez uma publicação em em russo no X (antigo Twitter) falando sobre sua visita à Rússia e o encontro com Putin.
Mantivemos discussões produtivas com o presidente Putin no Kremlin hoje. Nossas conversações cobriram maneiras de diversificar a cooperação Índia-Rússia em setores como comércio, segurança, agricultura, tecnologia e inovação. Damos grande importância ao aumento da conectividade e das trocas culturais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала