- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Justiça do Rio determina penhora das contas do ex-governador Wilson Witzel

© AP Photo / Silvia IzquierdoWilson Witzel em pronunciamento após ter sido removido do gabinete de governador do estado do Rio de Janeiro por acusações de corrupção, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), em 28 de agosto de 2020
Wilson Witzel em pronunciamento após ter sido removido do gabinete de governador do estado do Rio de Janeiro por acusações de corrupção, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), em 28 de agosto de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Nos siga no
O ex-governador fluminense Wilson Witzel teve suas contas bloqueadas pela Justiça do Rio nesta terça-feira (9), devido a uma multa não paga emitida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).
Afastado do cargo em 2021 por suspeita de ter desviado recursos da área da saúde durante a pandemia, ele deve R$ 9.718,28, de acordo com notícia divulgada pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
O texto afirma que a juíza Cristina Aparecida de Souza Santos, da 11ª Vara de Fazenda Pública, responsável pela ação, solicitada pela Procuradoria Geral do Estado do Rio (PGE-RJ), determinou o bloqueio e a penhora para garantir o pagamento imediato da multa.
Ainda segundo a notícia, a citação foi enviada ao endereço de Witzel, mas devolvida ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ). O ex-governador já teve o nome incluído no Cadastro da Dívida Ativa do Estado.
Wilson Witzel, governador do estado do Rio de Janeiro. - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2021
Notícias do Brasil
Wilson Witzel, sua esposa e mais 10 viram réus na Justiça Federal por organização criminosa
Em 2021, Witzel virou réu perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), além de sua esposa, Helena Witzel, o pastor Everaldo Dias Pereira, o ex-secretário da Saúde Edmar Santos e mais oito pessoas. Todos foram acusados dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, peculato e lavagem de dinheiro.
A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal, que afirma que o grupo montou uma organização criminosa de empresas constituídas por pessoas próximas ao então governador, que fizeram pagamentos sistemáticos de propina a diversos agentes, com intuito de fechar ou manter seus contratos com o governo do estado.
Em fevereiro de 2021, antes de sofrer impeachment, Witzel já tinha passado à condição de réu em outro processo, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na ação, decorrente da operação Tris in Idem, o ex-governador responde a acusações de corrupção e lavagem de dinheiro.
A operação apontou que o ex-governador teria recebido, por intermédio do escritório de advocacia de Helena Witzel, pelo menos R$ 554,2 mil em propina.
Wilson Witzel foi condenado à perda do cargo de governador pelo Tribunal Especial Misto, em abril de 2021, por crimes de responsabilidade e fraudes na compra de equipamentos e na celebração de contratos durante a pandemia de COVID-19, e a 13 anos e 9 meses de prisão por corrupção, associação criminosa, supressão de documento e coação, cometidos ao longo do processo eleitoral de 2016.
Em 30 de abril, além do afastamento definitivo de Witzel do cargo de governador, o Tribunal Especial Misto aprovou a inelegibilidade do político por cinco anos.
O ex-governador ainda conta com quatro denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) no STJ. A primeira delas foi recebida pela corte superior porque o político ainda estava no cargo de governador.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала