- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Planta nuclear russa começa a reciclar substâncias radioativas de combustível

© SputnikO vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, visita a usina nuclear de Beloyarsk, em 1º de março de 2023
O vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, visita a usina nuclear de Beloyarsk, em 1º de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.07.2024
Nos siga no
A Rússia iniciou pela primeira vez a reciclagem das substâncias radioativas mais perigosas que restam após o processamento do combustível nuclear de reator de nêutrons rápidos BN-800, informou nesta quarta-feira (10) a subsidiária da empresa estatal de energia nuclear Rosatom, Rosenergoatom.

"Para o reator número 4 de nêutrons rápidos BN-800 da usina nuclear de Beloyarsk foram carregadas barras de combustível misto de urânio e plutônio, às quais foram adicionados os chamados actinídeos menores, componentes altamente tóxicos e de longa vida, presentes no combustível nuclear usado", indica o comunicado do consórcio.

O experimento está sendo feito na usina nuclear de Beloyarsk, nos Urais. As barras contêm amerício e neptúnio, esclarece a Rosenergoatom, a unidade de geração de energia elétrica da corporação Rosatom. Segundo a companhia, as tecnologias para usar as substâncias radioativas mais perigosas nos reatores contribuirão para melhorar a segurança ambiental da indústria nuclear.
Militar russo e membro da delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na linha de contato perto do rio Karachekrak, no território da região russa de Zaporozhie, em 7 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2024
Panorama internacional
Ataque ucraniano à usina nuclear de Zaporozhie deixa feridos e causa apagão
"A chamada pós-combustão em um reator rápido de actinídeos menores é o próximo passo da indústria nuclear russa para fechar o ciclo do combustível nuclear. Sob a ação de nêutrons rápidos, esses elementos serão divididos em componentes que representam um risco potencial muito menor", acrescenta.
A quarta unidade da usina nuclear de Beloyarsk entrou em operação comercial em 2016. O reator de nêutrons rápidos BN-800 é essencial para testar tecnologias de fechamento do ciclo do combustível nuclear, principalmente para demonstrar o funcionamento com combustível MOX. Em 2022, o reator alcançou pela primeira vez 100% de sua capacidade com uma carga quase completa de combustível MOX comercial.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала