- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia reduzirá pedido em compra bilionária de caças F-16, dos EUA

© AP Photo / Sargento da equipe Heather Ley / Força Aérea dos EUA / HandoutCaça F-16 Fighting Falcon do 510º Esquadrão de Caças decola durante o exercício Red Flag 24-1, na base aérea de Nellis. Nevada, EUA, 25 de janeiro de 2024
Caça F-16 Fighting Falcon do 510º Esquadrão de Caças decola durante o exercício Red Flag 24-1, na base aérea de Nellis. Nevada, EUA, 25 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2024
Nos siga no
Ancara está reduzindo um contrato de defesa planejado de US$ 23 bilhões (R$ 125 bilhões) com os EUA para modernizar sua frota e buscará um acordo de compensação para produzir algumas peças de aviões de guerra localmente.
Desde 2021 a Turquia vem tentando comprar 40 caças F-16 e 79 kits para modernizar sua frota existente, bem como centenas de bombas e mísseis.
Depois de muita resistência, Washington afinal aprovou a compra, no início deste ano, depois que Ancara ratificou a adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Contudo o governo turco está agora pressionando para comprar menos kits de atualização e munições, a fim de economizar bilhões de dólares em meio a cortes de gastos em casa, de acordo com pessoas familiarizadas com o planejamento, que falaram sob condição de anonimato à Bloomberg.
De acordo com a mídia, o país quer que sua indústria de aviação militar em desenvolvimento cuide de algumas de suas necessidades, disseram as fontes.

"A decisão da Turquia de comprar F-16 serviu a um objetivo político de dar um salto inicial nas relações com os EUA. Com a aprovação de Washington, a Turquia agora está avaliando suas necessidades de uma perspectiva técnica, militar e econômica", disse à mídia Nihat Ali Ozcan, estrategista da Economic Policy Research Foundation, instituto localizado em Ancara.

O acordo permitirá que Ancara aposente seus antigos caças F-4 e modernize sua frota atual de F-16 como uma medida paliativa até que o país seja capaz de desenvolver seu próprio avião de guerra.
Os EUA impediram a Turquia de comprar o caça mais avançado, o F-35, em resposta à decisão turca de comprar o sistema de defesa antimísseis russo S-400.
Agora a Turquia quer que os EUA suspendam as sanções à sua indústria de defesa, mas se recusou a abandonar os S-400. Membros da OTAN estão preocupados que o sistema S-400 possa representar um risco para os caças F-35, relata a mídia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала