- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: médico de Bolsonaro foi funcionário fantasma da Apex nos EUA

© Reprodução / TwitterO então presidente Jair Bolsonaro caminha pelos corredores do hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP)
O então presidente Jair Bolsonaro caminha pelos corredores do hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP) - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2024
Nos siga no
Um relatório de investigação interna da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) aponta que o médico do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ricardo Camarinha, foi funcionário fantasma da agência em Miami, nos Estados Unidos. As informações foram divulgadas pela reportagem do UOL nesta sexta-feira (12).
O relatório ao qual a reportagem teve acesso revela que Camarinha foi contratado de abril a dezembro de 2022 de maneira "fraudulenta".

"O médico não desenvolvia qualquer atividade profissional que mantivesse ligação com o cargo de assessor nem frequentava as dependências do escritório", diz um trecho da investigação divulgado pela matéria.

Ainda segundo o site, o relatório afirma que a contratação foi imposta à equipe.

"As apurações da comissão confirmaram notícias publicadas na mídia sobre a contratação […] do médico de Jair Bolsonaro, que, segundo relatos colhidos, foi imposta à equipe, contratado pela sede em Brasília e expatriado por meio de instrumentos de excepcionalidade […] em abril de 2022", diz a apuração interna.

Conjunto de joias apreendido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2024
Notícias do Brasil
Bolsonaro custeou despesas nos EUA com venda ilegal de joias, afirma PF

General Lourena Cid incriminado

O relatório também apontou que o general Mauro Lourena Cid, que comandou o escritório de Miami da agência entre junho de 2019 e janeiro de 2023, usou a representação nos EUA para negociar joias sauditas desviadas da União. Sua gestão, segundo a ApexBrasil, teve uma série de "delitos graves e desvios de conduta".
Lourena Cid, Mauro Cid, seu filho e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o próprio ex-presidente foram indiciados pela Polícia Federal por supostamente integrar organização criminosa que desviou e vendeu presentes de autoridades estrangeiras durante a gestão Bolsonaro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала