OTAN está preocupada com fixação da atenção em Biden e não no futuro da aliança, diz mídia
09:33 12.07.2024 (atualizado: 12:59 12.07.2024)
© AP Photo / Jacquelyn MartinJoe Biden, presidente dos EUA, sai do pódio após coletiva de imprensa no último dia da cúpula da OTAN em Washington, EUA, 11 de julho de 2024
© AP Photo / Jacquelyn Martin
Nos siga no
Segundo o jornal Politico, políticos europeus lamentam a atenção dada ao presidente dos EUA, e não à possibilidade de Donald Trump vencer as eleições presidenciais e de isso afetar a OTAN.
Funcionários da OTAN e da UE estariam preocupados com o fato de os convidados da cúpula da OTAN em Washington estarem mais concentrados no estado do presidente dos EUA, Joe Biden, do que no futuro da aliança, escreve na quinta-feira (11) o jornal norte-americano Politico.
"É uma sensação muito estranha estar na Europa e ouvir o presidente dos Estados Unidos, e você estar preocupado mais com a possibilidade de ele sair de cena do que ficar animado em ouvir o líder do mundo livre", disse um alto diplomata europeu, citado por fontes da mídia.
"Você se preocupa se ele sabe em que direção está indo, ou se vai cair, ou o que vai esquecer, ou se vai dizer 'Coreia do Norte' quando queria dizer 'Coreia do Sul'", continuou.
Alguns funcionários dizem que o foco excessivo em Biden é uma distração para evitar falar do ex-presidente Donald Trump (2017-2021) e do que acontecerá se ele retornar à Casa Branca. Todos estão concentrados na aparição de Biden e menos nas declarações de Trump sobre a OTAN, creem eles.
"Tudo o que os americanos estão esperando nesta cúpula é a sessão de fotos de Biden com aliados. [...] Estamos realmente preocupados com o fato de o mundo ficar na prática sem um líder nos próximos meses, e não sabemos o que acontecerá em seguida", continuou o funcionário.
A 75ª cúpula da Aliança do Atlântico Norte decorreu em Washington de terça-feira (9) a quinta-feira (11).