- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.
O ex-presidente dos EUA e candidato republicano à presidência, Donald Trump, fala durante um comício em Doral, Flórida, em 9 de julho de 2024 - Sputnik Brasil

Trump deixa comício após ouvir disparos durante discurso na Pensilvânia (VÍDEOS)

Nos siga no
O ex-presidente Donald Trump deixou um comício às pressas neste sábado (13) na Pensilvânia após ouvir disparos. Conforme a mídia, o republicano foi visto com a orelha ensanguentada.
Tiros foram ouvidos durante o discurso do ex-presidente dos Estados Unidos na Pensilvânia. Trump interrompeu o discurso diante dos apoiadores e deixou o palco com a orelha ensanguentada, segundo a transmissão ao vivo feita por canais de TV locais.
O discurso do ex-presidente aos seus apoiadores na cidade de Butler durou apenas alguns minutos e foi inesperadamente interrompido enquanto o político falava sobre os problemas da imigração ilegal.
De repente, tiros foram ouvidos, e Trump, que estava no palco, silenciou, colocou a mão na orelha e se agachou atrás do púlpito.
Poucos minutos depois, quando o republicano apareceu novamente nas câmeras, quando os seguranças estavam levando o ex-presidente para fora do palco, e sua orelha direita foi mostrada ensanguentada.
Já o presidente Joe Biden, que deve disputar a reeleição em novembro contra Trump, disse que não recebeu informações sobre o suposto ataque contra o republicano, informou a agência Reuters.
Um porta-voz do FBI disse à Sputnik que não tem comentários sobre o incidente de tiroteio durante o comício, redirecionando a consulta para o Serviço Secreto dos EUA.
"Sugerimos que você entre em contato com o Serviço Secreto dos EUA", disse o FBI à agência em resposta a um pedido sobre este incidente.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
01:56 14.07.2024
Donald Trump chega ao aeroporto de Nova Jersey, horas depois do ataque sofrido na Pensilvânia
01:44 14.07.2024
Polícia da Pensilvânia descreve homem que atirou em Trump como 'lobo solitário'
A polícia estadual da Pensilvânia descreveu, durante uma entrevista coletiva, a tentativa de assassinato contra o ex-presidente Donald Trump como um ataque de lobo solitário, mas admitiu que procura outros possíveis suspeitos.
"Não estamos assumindo que este foi um ataque de um lobo solitário, então estamos procurando por qualquer informação adicional que possa nos apontar para qualquer outra pessoa que possa ter tido alguma participação nisso", disse a polícia estadual.
O jovem identificado pelo FBI é Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Segundo veículos de mídia, ele estava com um fuzil AR-15, escondido em um telhado a cerca de 100 metros do palco onde Trump discursava.
01:03 14.07.2024
Biden interrompe suas férias e retorna de Delaware para a Casa Branca
O presidente dos EUA, Joe Biden, interrompeu suas férias devido ao tiroteio em um comício de seu ex-presidente Donald Trump e está retornando de sua residência na praia em Delaware para a Casa Branca.
"A chegada à Casa Branca está prevista para as 00h30 (01h30, horário de Brasília) deste domingo (14)", disse a assessoria do presidente norte-americano em um comunicado.
00:37 14.07.2024
O FBI identificou o atirador no comício de Trump como um homem de 20 anos e morador da Pensilvânia, diz a CNN
A agência revelou que houve tentativa de assassinato de Trump, mas o motivo ainda não foi identificado.
"Esta noite tivemos o que estamos chamando de tentativa de assassinato contra nosso ex-presidente Donald Trump", disse Kevin Rojek, encarregado especial do escritório de Pittsburgh.
"Não estamos preparados para identificar quem é o atirador. Estamos perto dessa identificação e, assim que estivermos 100% confiantes em quem é esse indivíduo, compartilharemos com a imprensa", acrescentou o agente.
O FBI informou ainda que não tinha nenhuma informação sobre ameaças antes do tiroteio no comício.
00:26 14.07.2024
Secretário-Geral da ONU condena ato de violência contra Trump
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, condena veementemente o ato de violência contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump em seu comício de campanha no estado da Pensilvânia e deseja a ele uma rápida recuperação, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric à Sputnik.
"O Secretário-Geral condena inequivocamente este ato de violência política. Ele envia seus melhores votos ao Presidente Trump para uma rápida recuperação", afirmou Dujarric.
23:54 13.07.2024
Câmara dos Representantes dos EUA promete investigação após atentado contra Trump
A Câmara dos Representantes dos EUA investigará o ataque contra o ex-presidente Donald Trump, disse o presidente da casa legislativa, Mike Johnson, em um comunicado.
"A Câmara conduzirá uma investigação completa dos trágicos eventos de hoje. O povo americano merece saber a verdade", escreveu Johnson em sua conta na rede social X.
23:38 13.07.2024
Biden já conversou com Trump após ataque, informa a Casa Branca
O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com o ex-presidente Donald Trump após o tiroteio ocorrido no comício de campanha do candidato republicano no estado da Pensilvânia, informou a Casa Branca em um comunicado.
"Esta noite, o presidente Biden falou com o ex-presidente Trump", disse a Casa Branca na noite deste sábado (13).
23:33 13.07.2024
Presidentes de Bolívia e Colômbia condenam ato de violência contra Trump
Em comunicado publicado neste sábado (13), o presidente da Bolívia, Luis Arce, condenou a tentativa de atentado sofrida pelo republicano Donald Trump.
"Condenamos o ataque contra o ex-presidente Donald Trump, hoje na Pensilvânia, EUA. Apesar das nossas profundas diferenças ideológicas e políticas, a violência, venha de onde vier, deve sempre ser rejeitada por todos", afirmou.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi na mesma linha e condenou a iniciativa. Além disso, o governo acrescentou que o acontecimento representa um ataque à democracia.
23:09 13.07.2024
Equipe de Trump diz que o ex-presidente ainda planeja participar da Convenção Nacional Republicana em Milwaukee na próxima semana
"O presidente Trump está ansioso para se juntar a todos vocês em Milwaukee enquanto prosseguimos com nossa convenção para nomeá-lo para servir como o 47º presidente dos Estados Unidos. Como indicado pelo nosso partido, o presidente Trump continuará a compartilhar seu objetivo de ‘Fazer a América grande novamente’", disse a campanha de Trump em um comunicado à imprensa na noite deste sábado (13).
Mais cedo, Trump sofreu uma tentativa de atentado durante um comício. O incidente está sendo investigado como tentativa de assassinato, conforme a mídia dos EUA.
22:58 13.07.2024
Trump deixa o hospital para onde foi levado após o tiroteio na Pensilvânia, diz mídia
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, deixou o hospital para onde foi levado após um tiroteio num comício na Pensilvânia, noticiou o portal BNO News.
"Donald Trump recebeu alta do hospital após o tiroteio", informou a mídia.
22:52 13.07.2024
Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados condena ataque contra Trump
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN) publicou uma nota em repúdio ao ato violento sofrido pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
"Nenhuma democracia é forjada em atos violentos e de intolerância política", diz um trecho da nota que, além de condenar o ataque, presta solidariedade ao republicano e cobra das autoridades norte-americanas investigações para a resolução do caso.
22:24 13.07.2024
Governo federal condena ataque a Trump
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro condenou o atentado contra o ex-presidente Donald Trump.
"Ao manifestar veemente repúdio ao atentado e desejo de pronta recuperação do ex-presidente, o Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos", escreveu o Itamaraty.
22:10 13.07.2024
Atentado contra Trump registrou 2 mortes e deixou outros 2 feridos graves
Duas pessoas morreram, incluindo o agressor, e outras duas ficaram gravemente feridas após o tiroteio durante o comício de Trump.
O Serviço Secreto dos EUA confirmou que o atirador foi morto por agentes, enquanto um eleitor morreu e outros dois ficaram gravemente feridos. Conforme a entidade, o incidente segue sendo investigado.
21:59 13.07.2024
Trump confirmou que o autor dos disparos durante seu comício foi morto. O Serviço Secreto dos EUA confirmou a informação.
21:56 13.07.2024
Após tiroteio, Trump emite mensagem: 'Uma bala passou pela minha orelha'.
21:53 13.07.2024
Atirador que disparou contra Trump estava em telhado próximo ao comício
O atirador que realizou disparos no comício do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Pensilvânia, estava no telhado de um prédio a centenas de metros de distância dele, relata o New York Post.
Mídias relataram anteriormente que o tiroteio é investigado como uma tentativa de assassinato e que o atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto dos EUA. Trump está seguro e passa bem depois de ter sido atingido de raspão por tiros.
21:41 13.07.2024
Trump é o 2º ex-presidente e candidato dos EUA a ser baleado em meio às eleições
Em 1912, o ex-presidente Theodore Roosevelt foi baleado pouco antes de um evento de campanha. Apesar do incidente, ele falou na frente de seus apoiadores por cerca de uma hora e meia. Já em 1916, uma faca foi lançada em Roosevelt por uma multidão, mas ele não ficou ferido.
Também ocorreram várias tentativas fracassadas de assassinar presidentes em exercício dos EUA. Em 1835, Andrew Jackson sofreu uma tentativa de assassinato, mas a arma do agressor falhou. Em 1975, Gerald Ford sofreu dois atentados. Já em 1981, Ronald Reagan foi baleado seis vezes. Ele ficou gravemente ferido, mas sobreviveu ao incidente e completou dois mandatos na Casa Branca.
O caso mais recente ocorreu em 2005, quando uma granada foi lançada contra George W. Bush em Tbilisi, na Geórgia. Porém, o equipamento não explodiu.
Em toda a história norte-americana, quatro presidentes dos EUA foram mortos em ataques: Abraham Lincoln (1865), James Garfield (1881), William McKinley (1901) e John F. Kennedy (1963).
21:38 13.07.2024
Presidentes de Honduras, Guatemala e Panamá condenam ataque a Donald Trump
A presidente de Honduras, Xiomara Castro; e os presidentes da Guatemala, Bernardo Arévalo; e Panamá, José Raúl Mulino, condenaram o ataque sofrido pelo ex-presidente Donald Trump.
Ambos concordaram que a violência não ajuda a democracia. Castro, em sua conta nas redes sociais, prestou solidariedade a Trump e disse que a "violência gera mais violência".
Na mesma linha, Arévalo disse que o "caminho da violência não é o caminho da democracia", enquanto Mulino ressaltou que o "ato de a violência ameaça a segurança e a estabilidade democrática". Eles também condenaram o ataque e prestaram solidariedade ao republicano.
21:20 13.07.2024
Biden vai esperar ter 'certeza' de todos os fatos antes de comentar se houve tentativa de assassinato
O presidente Joe Biden diz que quer ter certeza de que dispõe de todos os fatos antes de comentar se o incidente contra Donald Trump foi realmente uma tentativa de assassinato.
O democrata também afirmou que espera falar com o republicano ainda nesta noite. Além disso, Biden pediu para que todos condenem a violência após o episódio visto na Pensilvânia neste sábado (13).
21:19 13.07.2024
Obama deseja a Trump rápida recuperação e condena violência política
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou o ataque contra Trump neste sábado (13) e também disse que não há espaço no país para a violência política.
"Não há absolutamente lugar para violência política em nossa democracia. Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos devemos ficar aliviados que o ex-presidente Trump não tenha sido gravemente ferido, e usar este momento para nos comprometer novamente com a civilidade e o respeito na nossa política. Michelle e eu desejamos a ele uma rápida recuperação", declarou nas redes sociais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала