- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis atacam 3 navios nos mares Vermelho e Mediterrâneo

© AP Photo / Marinha indiana via APAo fundo, petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024
Ao fundo, petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2024
Nos siga no
Rebeldes houthis do movimento xiita Ansar Allah, que governa o norte do Iêmen, atacaram um total de três navios nos mares Vermelho e Mediterrâneo nas últimas 24 horas, segundo comunicado das forças do movimento, citado pelo canal de televisão Al-Masirah.
Nesta segunda-feira (15), o Centro das Operações de Comércio Marítimo da Marinha Real britânica relatou dois ataques a navios comerciais perto do porto iemenita de Al Hudaydah, no mar Vermelho.

"O navio Bentley foi atacado no mar Vermelho com barcos, drones e mísseis balísticos, assim como o petroleiro Chios Lion, que foi atacado com barcos não tripulados. Em operação conjunta com a Resistência Islâmica do Iraque, foi realizada uma operação contra o navio Olvia no Mediterrâneo com um ataque preciso contra o alvo", afirma o texto.

Em 19 de novembro de 2023, o movimento Ansar Allah declarou que atacaria navios ligados a Israel no Golfo de Aden e no mar Vermelho, em resposta aos ataques israelenses à Faixa de Gaza.
Desde então, os rebeldes têm paralisado parcialmente o tráfego marítimo no mar Vermelho e no Mediterrâneo, por meio de ataques a navios mercantes e navios de guerra aliados de Israel. Isso prosseguirá, dizem, até que Tel Aviv acabe com a guerra em Gaza.
Embora controlem a maior parte do oeste do Iêmen, os houthis não são reconhecidos como autoridade estatal pela maioria dos países, que reconhece o Conselho de Liderança Presidencial, com sede em Áden, como governo oficial do Iêmen.
Combatentes houthis e membros de tribos organizam manifestação contra os ataques dos EUA e do Reino Unido a locais militares controlados pelos houthis nos arredores de Sanaa. Iêmen, 14 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Panorama internacional
Houthis abrem escritório em Bagdá nas proximidades da Embaixada dos EUA
O bloqueio iemenita a Israel levou os Estados Unidos a enviar navios de guerra para o mar Vermelho juntamente com um punhado de navios de uma "coalizão" de Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), incluindo o Reino Unido. Essas forças atacaram alvos no Iêmen.
As ações dos houthis têm retardado o fluxo de navios pertencentes a Israel ou com destino a este país através do mar Vermelho, o que resulta na queda de 85% da atividade comercial do porto de Eilat, em Israel.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала