Presidente da Nicarágua afirma que o BRICS é 'um freio à política de sanções'
06:03 16.07.2024 (atualizado: 07:51 16.07.2024)
© AP Photo / Alfredo ZunigaO presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, durante a cerimônia de inauguração de um viaduto em Manágua, capital nicaraguense, em 21 de março de 2019
© AP Photo / Alfredo Zuniga
Nos siga no
Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, catalogou na segunda-feira (15) os países que compõem o grupo BRICS como um "freio" às políticas de sanções imperialistas que o Ocidente impôs ao resto do mundo.
"O BRICS forma um grupo muito importante que é um freio às políticas imperialistas, às políticas de invasão, às políticas de sanções e aí está se formando o novo mundo que trará paz e felicidade à humanidade; tenho toda fé em Deus e em Cristo que a paz reinará no planeta Terra, mesmo que os imperialistas tentem impedi-lo", disse Ortega.
O líder centro-americano presidiu a entrega de novas unidades de transporte público, adquiridas através da República Popular da China, na Plaza de la Revolución, em Manágua. Lá, ele elogiou a liderança do presidente Xi Jinping no avanço da iniciativa das economias emergentes no mundo.
"Inquestionavelmente, o prestígio da República Popular da China, com o presidente Xi Jinping, é um prestígio que se estabeleceu no planeta", acrescentou Ortega durante a reunião em que esteve presente o embaixador de Pequim, Chen Xi.
No final de 2023, a China e a Nicarágua elevaram as suas relações bilaterais a uma "parceria estratégica", restabelecida em dezembro de 2021, três décadas após a ruptura provocada pelos governos de direita estabelecidos no país centro-americano no início da década de 1990.
O presidente latino-americano destacou as relações "respeitosas" e os laços de solidariedade que a China mantém com o resto do mundo.
"Temos estado unidos nas batalhas que o povo chinês tem travado para melhorar as suas condições, para se fortalecer em todos os domínios, para mostrar solidariedade com os povos da Ásia, África, América Latina, com os povos do mundo. A China é um exemplo extraordinário do que é uma potência, relacionando-se respeitosamente com as pequenas nações em todas essas regiões", disse Ortega.
A parceria estratégica entre a China e a Nicarágua se baseia na confiança política mútua, na cooperação prática em diversas áreas e na colaboração em fóruns multilaterais para uma nova ordem mundial.