Em discurso, Lula faz balanço de 1 ano e 6 meses, critica Bolsonaro e celebra vitórias (VÍDEO)
20:52 28.07.2024 (atualizado: 21:29 28.07.2024)
© Evaristo Sa / AFPO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa com agências de notícias internacionais no Palácio da Alvorada, em Brasília, em 22 de julho de 2024
© Evaristo Sa / AFP
Nos siga no
Em um pronunciamento televisionado neste domingo (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou um panorama das conquistas de seu governo, reafirmando seu compromisso com o futuro do país. E aproveitou para criticar gestões anteriores.
Lula iniciou seu discurso destacando a vitória da democracia sobre os atos violentos de 8 de janeiro 2023, ressaltando que agora é hora de prestar contas a cada família brasileira.
Lula relembrou os tempos de seu segundo mandato, há 14 anos, quando a economia brasileira crescia a uma taxa de 7,5% ao ano, com aumentos significativos na geração de empregos, nos salários e na renda das famílias, além da queda na inflação.
"Tiramos o Brasil do mapa da fome", afirmou. No entanto, criticou governos anteriores por causarem uma "enorme destruição" no país, abandonando programas essenciais como o Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida, e cortando recursos para educação, saúde e meio ambiente.
🇧🇷🗣 Presidente Lula faz pronunciamento à nação com balanço do governo e critica a gestão anterior
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 29, 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento à nação brasileira em redes de rádio e TV neste domingo (28). Durante o discurso, Lula fez um balanço de um ano e… pic.twitter.com/ayS5YUHPsg
Conquistas celebradas
O presidente enumerou uma série de vitórias do seu governo, destacando seu compromisso com a responsabilidade fiscal, assunto que tem sido motivo de grandes polêmicas recentemente.
Também sublinhou o que descreveu como uma retomada do protagonismo brasileiro no cenário internacional, lembrando, entre outras coisas, que o país receberá o encontro do G20 neste ano, em novembro.
Alguns dos destaques foram:
Crescimento Econômico: crescimento do PIB de quase 3% no último ano, superando as previsões iniciais;
Empregos e Salários: mais de 2,7 milhões de empregos formais criados, taxa de desemprego no menor nível em dez anos e salário mínimo com aumento acima da inflação novamente;
Igualdade Salarial: aprovação da igualdade salarial entre homens e mulheres;
Combate à Fome: 24 milhões de pessoas tiradas da fome e revitalização de programas voltados para a população mais pobre;
Educação: aumento de vagas em creches, recursos ampliados para universidades, abertura de 100 novos institutos federais e lançamento do programa Pé de Meia, que tenta garantir que as crianças não precisem abandonar a escola para trabalhar.
Lula também ressaltou a redução do desmatamento da Amazônia em 52% e o resgate de políticas de proteção dos direitos das mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIA+. "O Brasil se reencontrou com a civilização", afirmou.