- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Brasil, Colômbia e México emitem comunicado conjunto a respeito das eleições na Venezuela; confira

© Divulgação / Redes sociais / Nicolás MaduroPresidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é ovacionado por apoiadores durante ato de campanha à reeleição. Caracas, 4 de julho de 2024
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é ovacionado por apoiadores durante ato de campanha à reeleição. Caracas, 4 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2024
Nos siga no
O Itamaraty divulgou na noite de hoje (1º) uma nota conjunta com os governos da Colômbia e do México expressando solidariedade ao povo venezuelano por comparecerem às urnas no âmbito do pleito ocorrido no último domingo (28).
"Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação", informa o comunicado.

A nota continua: "As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados."

A nota ainda pontua que a manutenção da paz social e a proteção das vidas humanas devem ser prioridades neste momento.
O presidente dos EUA, Joe Biden (à direita), e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, caminham ao longo da colunata ao lado do Rose Garden, na Casa Branca, em Washington, D.C. EUA, 10 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2024
Panorama internacional
Lula reitera a Biden atuação do Brasil pela 'normalização do processo político' na Venezuela

MRE brasileiro nas eleições venezuelanas

Na quarta-feira (31), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro decidiu defender os interesses diplomáticos de sete países que contestaram o resultado das eleições na Venezuela. Entre eles está a Argentina. O presidente argentino, Javier Milei, agradeceu ao Brasil nesta quinta-feira (1º).
Além de Buenos Aires, Brasília vai defender o corpo diplomático de seis outros países latino-americanos que contestaram o resultado eleitoral venezuelano: Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana, Peru e Uruguai.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала