Putin convida Maduro para cúpula do BRICS na Rússia, em outubro; 'cooperação multilateral' em foco
14:01 02.08.2024 (atualizado: 18:41 02.08.2024)
© AP Photo / Maxim ShemetovEm Moscou, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro (à esquerda), cumprimenta o presidente russo, Vladimir Putin, em 5 de dezembro de 2018
© AP Photo / Maxim Shemetov
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, convidou nesta sexta-feira (2) o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para a cúpula do BRICS na cidade de Kazan, em outubro.
Entre os pontos de destaque está a cooperação multilateral.
"Tenho certeza de que a sua participação [de Maduro] pessoal enriquecerá a próxima discussão, ajudará a identificar áreas promissoras de cooperação multilateral para o benefício da maioria mundial e, sem dúvida, contribuirá para o desenvolvimento progressivo das relações russo-venezuelanas", afirma carta divulgada pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, via redes sociais.
BRICS
O grupo BRICS era originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No início deste ano, juntaram-se ao grupo Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
No entanto, o número de Estados interessados em aderir ao BRICS é muito maior do que se pode absorver agora, com quase 30 países esperando receber um convite, incluindo Turquia, Tailândia, Venezuela e Bolívia.