https://noticiabrasil.net.br/20240805/-comecou-uma-nova-era-na-relacao-entre-brasil-e-chile-diz-lula-35901722.html
'Começou uma nova era' na relação entre 'Brasil e Chile', diz Lula
'Começou uma nova era' na relação entre 'Brasil e Chile', diz Lula
Sputnik Brasil
Em sua visita oficial a Santiago, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou o laço histórico e profundo entre o Brasil e o Chile. 05.08.2024, Sputnik Brasil
2024-08-05T16:10-0300
2024-08-05T16:10-0300
2024-08-05T21:03-0300
panorama internacional
américas
luiz inácio lula da silva
gustavo petro
gabriel boric
chile
brasil
venezuela
autoridade internacional dos fundos marinhos
cúpula do g20
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/01/0b/26916291_0:0:3072:1728_1920x0_80_0_0_cd4c65f078c53988a023244c24afa0f6.jpg
Em um pronunciamento proferido nesta segunda-feira (5) na capital chilena, Lula destacou a importância da amizade bilateral, ressaltando que a relação entre os dois países transcende interesses e se fundamenta em uma parceria sólida e abrangente.Lula recordou que, durante seus mandatos anteriores, visitou o Chile em sete ocasiões e que, desde seu retorno ao cargo, recebeu o presidente chileno Gabriel Boric duas vezes em Brasília.O discurso de Lula sublinhou a importância da integração regional, mencionando acordos recentes, como o de isenção de roaming e o reconhecimento mútuo de carteiras de habilitação. Ele também enfatizou a necessidade de cooperação para enfrentar desafios comuns, como desastres naturais e crime organizado.Venezuela e maisNo pronunciamento, o presidente brasileiro pediu transparência no processo eleitoral da Venezuela.O presidente brasileiro manifestou apoio à proposta chilena de um mecanismo regional de resposta a desastres e anunciou a assinatura de um tratado de extradição.A relação econômica entre Brasil e Chile foi destacada com o avanço na facilitação do comércio e a criação de novas oportunidades no setor de turismo. Lula mencionou o plano de trabalho, que visa promover o Chile como um destino popular para turistas brasileiros e a ambição de conectar a América do Sul através de grandes rotas viárias, das quais duas incluem o território chileno.O presidente brasileiro também ressaltou a importância de colaboração nas áreas de bioeconomia e proteção ambiental, elogiando o compromisso do Chile com a sustentabilidade e a defesa dos biomas da Amazônia e da Antártida.Lula reafirmou o apoio à candidatura de Valparaíso como sede do secretariado do Tratado do Alto Mar e à eleição de Letícia Carvalho para a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos.O discurso incluiu um convite para que o presidente Boric participe da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro e a disposição do Chile em integrar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.Lula também falou sobre a necessidade de unir esforços para garantir direitos trabalhistas e defender a democracia, convidando Boric para a reunião de líderes democráticos em Nova York.Ao visitar o Salão Democracia e Memória, em Santiago, e ouvir a gravação do discurso do ex-presidente chileno Salvador Allende, Lula lamentou o apoio do Brasil à ditadura chilena no passado, reforçando o compromisso com a democracia e a justiça social.
https://noticiabrasil.net.br/20240729/analistas-veem-oposicao-sem-forca-apos-eleicoes-e-desconsideram-falas-de-boric-e-milei-35797720.html
https://noticiabrasil.net.br/20240804/lula-viaja-ao-chile-e-deve-assinar-pelo-menos-15-acordos-bilaterais-35888109.html
chile
brasil
venezuela
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e7/01/0b/26916291_273:0:3004:2048_1920x0_80_0_0_502b5a8cec694852b8030adb172b99cb.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
américas, luiz inácio lula da silva, gustavo petro, gabriel boric, chile, brasil, venezuela, autoridade internacional dos fundos marinhos, cúpula do g20
américas, luiz inácio lula da silva, gustavo petro, gabriel boric, chile, brasil, venezuela, autoridade internacional dos fundos marinhos, cúpula do g20
'Começou uma nova era' na relação entre 'Brasil e Chile', diz Lula
16:10 05.08.2024 (atualizado: 21:03 05.08.2024) Em sua visita oficial a Santiago, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou o laço histórico e profundo entre o Brasil e o Chile.
Em um pronunciamento proferido nesta segunda-feira (5) na capital chilena, Lula destacou a importância da amizade bilateral, ressaltando que a relação entre os dois países transcende interesses e se fundamenta em uma parceria sólida e abrangente.
Lula recordou que, durante seus mandatos anteriores, visitou o Chile em sete ocasiões e que, desde seu retorno ao cargo, recebeu o
presidente chileno Gabriel Boric duas vezes em Brasília.
O discurso de Lula sublinhou a importância da integração regional, mencionando acordos recentes, como o de isenção de roaming e o reconhecimento mútuo de carteiras de habilitação. Ele também enfatizou a necessidade de cooperação para enfrentar desafios comuns, como desastres naturais e crime organizado.
No pronunciamento, o presidente brasileiro pediu transparência no processo eleitoral da Venezuela.
"Expus [durante a conversa com o Boric] as iniciativas que tenho empreendido com os presidentes Gustavo Petro [Colômbia] e López Obrador [México] em relação ao processo político na Venezuela. O respeito pela tolerância, o respeito pela soberania popular, é o que nos move a defender a transparência dos resultados. O compromisso com a paz é o que nos leva a conclamar as partes aos diálogos e promover o entendimento entre governo e oposição", afirmou Lula.
O presidente brasileiro manifestou apoio à proposta chilena de um mecanismo regional de resposta a desastres e anunciou a assinatura de um tratado de extradição.
A relação econômica entre Brasil e Chile foi destacada com o avanço na facilitação do comércio e a criação de novas oportunidades no setor de turismo. Lula mencionou o plano de trabalho, que visa
promover o Chile como um destino popular para turistas brasileiros e a ambição de conectar a América do Sul através de grandes rotas viárias, das quais duas incluem o território chileno.
O presidente brasileiro também ressaltou a importância de colaboração nas áreas de bioeconomia e proteção ambiental, elogiando o compromisso do Chile com a sustentabilidade e a defesa dos biomas da Amazônia e da Antártida.
Lula reafirmou o apoio à candidatura de Valparaíso como sede do secretariado do Tratado do Alto Mar e à eleição de Letícia Carvalho para a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos.
O discurso incluiu um convite para que
o presidente Boric participe da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro e a disposição do Chile em integrar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Lula também falou sobre a necessidade de unir esforços para garantir direitos trabalhistas e defender a democracia, convidando Boric para a reunião de líderes democráticos em Nova York.
Ao visitar o Salão Democracia e Memória, em Santiago, e ouvir a gravação do discurso do ex-presidente chileno Salvador Allende, Lula lamentou o apoio do Brasil à ditadura chilena no passado, reforçando o compromisso com a democracia e a justiça social.
"Como disse Pablo Neruda [poeta chileno], nossas estrelas primordiais são a luta e a esperança, mas não há lutas nem esperanças solitárias […]. Começou uma nova era na relação entre Chile e Brasil", concluiu Lula, destacando a visão compartilhada de um mundo mais justo e solidário entre Brasil e Chile.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).