'Perfure, baby, perfure': Trump promete mais uma vez tornar os EUA dominantes em energia
© AFP 2023 / Christian MonterrosaO ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano de 2024, Donald Trump, discursa durante um comício de campanha no Centro de Convocação da Universidade Estadual da Geórgia, em Atlanta, Geórgia, 3 de agosto de 2024
© AFP 2023 / Christian Monterrosa
Nos siga no
O ex-presidente Donald Trump prometeu que, se eleito, tornaria os EUA dominantes em energia globalmente ao insinuar que investiria em combustível fóssil.
Ao longo de sua tentativa de reeleição, Donald Trump mirou na política ambiental do governo Biden-Harris, enquanto falava abertamente sobre seus próprios planos de redobrar a dependência por combustíveis fósseis.
"Vamos reduzir muito a energia. Perfure, baby, perfure", disse o candidato presidencial republicano de 2024 em uma entrevista à Fox News.
Ao expor suas políticas econômicas e energéticas, Trump especulou que, uma vez que os preços da energia fossem reduzidos, seria mais fácil conter a inflação e administrar outros problemas pendentes. Assim, o candidato presidencial tem toda a intenção de basear sua política econômica "muito fortemente em energia", como ele apregoou as reservas do país.
"Temos mais energia — temos mais ouro líquido, como eu chamo, sob nossos pés do que a Arábia Saudita, do que a Rússia, do que qualquer um", enfatizou Trump.
Ele acrescentou que os EUA "vão fazer uma fortuna" e se tornar "dominantes em energia".
No entanto, as alegações de Trump sobre o potencial energético dos EUA devem ser vistas com cautela. De acordo com dados confirmados por organizações de energia e pesquisas geológicas corporativas, os Estados Unidos estão em 11º lugar no mundo em reservas comprovadas de petróleo, com a Arábia Saudita e a Rússia à frente. Os EUA também são superados pela Venezuela (número um em todos os levantamentos), Irã, Iraque e Líbia, bem como por algumas outras nações. Coincidentemente, a maioria dos Estados acima mencionados tem sido frequentemente alvo da política externa dos EUA.