Egípcios usaram elevadores hidráulicos para construir as primeiras pirâmides, diz novo estudo
10:37 06.08.2024 (atualizado: 12:57 06.08.2024)
© AFP 2023 / Amir Makar Uma vista de figuras de cobras ao longo da parede de um templo perto da pirâmide de degraus da terceira dinastia do antigo rei egípcio Djoser (século 27 a.C.) na Necrópole de Saqqara, ao sul da capital do Egito, Cairo (foto de arquivo)
© AFP 2023 / Amir Makar
Nos siga no
A pirâmide mais antiga do Egito provavelmente foi construída com a ajuda de um inovador sistema hidráulico de elevador de água, afirmaram arqueólogos em um novo estudo que lança mais luz sobre a engenhosidade da sociedade egípcia antiga.
O estudo publicado na revista PloS ONE, na segunda-feira (5), sugere que a água fluía para dois poços localizados dentro da Pirâmide de Djoser, a mais antiga das pirâmides icônicas do Egito.
Também conhecida como Pirâmide de Degraus, acredita-se que o antigo monumento egípcio tenha sido construído por volta de 2680 a.C. como um complexo funerário para o faraó Djoser, da Terceira Dinastia.
Ao contrário de monumentos anteriores da época, que eram feitos de tijolos de barro, a Pirâmide de Djoser foi construída usando pedra, especificamente calcário.
Até agora, não há explicações amplamente aceitas sobre como os antigos egípcios construíram pirâmides usando milhões de blocos enormes, cada um pesando mais de 2,5 toneladas.
Com esse novo estudo, pesquisadores acreditam que a água pode ter sido essencial para ajudar a levantar e abaixar um flutuador usado para carregar as pedras.
O novo estudo sugere que uma estrutura próxima, até então inexplicada – o recinto de Gisr el-Mudir – provavelmente funcionava como uma "barragem de controle" para capturar água e sedimentos.
Cientistas dizem que compartimentos escavados no solo do lado de fora da pirâmide podem ter servido como uma estação de tratamento de água que permitiu que os sedimentos se depositassem conforme a água passava por cada compartimento subsequente.
Os pesquisadores suspeitam que essa água pode ter fluído para os poços da pirâmide, onde a força de sua elevação pode ter ajudado a carregar os blocos de construção.
"Os antigos egípcios são famosos por seu pioneirismo e maestria em hidráulica por meio de canais para fins de irrigação e barcaças para transportar pedras enormes. Este trabalho abre uma nova linha de pesquisa: o uso da força hidráulica para erguer as estruturas massivas construídas pelos faraós", escrevem os especialistas no estudo.
Embora haja evidências arqueológicas crescentes de que os antigos egípcios usavam sistemas hidráulicos em seus canais de irrigação, ainda há dúvidas sobre se havia água suficiente de chuvas esporádicas para serem usadas em um sistema hidráulico quando a Pirâmide de Degraus foi construída.
No entanto, esse sistema torna o processo de construção relativamente fácil quando comparado a teorias anteriores, como por exemplo o uso de polias, rampas, guindastes e blocos rolantes sobre toras para transportá-los até canteiros de obras.
Também conhecida como Pirâmide de Degraus, acredita-se que o antigo monumento egípcio tenha sido erguido por volta de 2680 a.C. Com mais de 60 metros de altura, essa foi a primeira pirâmide a ser construída, dizem os historiadores, o que inspirou a construção de pirâmides maiores nas Quarta, Quinta e Sexta Dinastias do antigo Egito.
Também conhecida como Pirâmide de Degraus, acredita-se que o antigo monumento egípcio tenha sido erguido por volta de 2680 a.C. Com mais de 60 metros de altura, essa foi a primeira pirâmide a ser construída, dizem os historiadores, o que inspirou a construção de pirâmides maiores nas Quarta, Quinta e Sexta Dinastias do antigo Egito.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!