https://noticiabrasil.net.br/20240806/midia-governador-do-parana-pede-urgencia-em-projeto-que-privatiza-ferrovia-no-estado-35925872.html
Mídia: governador do Paraná pede urgência em projeto que privatiza ferrovia no estado
Mídia: governador do Paraná pede urgência em projeto que privatiza ferrovia no estado
Sputnik Brasil
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), pediu que o projeto de lei que autoriza a desestatização de uma ferrovia do estado seja votado em regime de... 06.08.2024, Sputnik Brasil
2024-08-06T21:52-0300
2024-08-06T21:52-0300
2024-08-06T22:06-0300
notícias do brasil
paraná
brasil
guarapuava
cascavel
ratinho junior
psd
b3
malha ferroviária
ferrovia
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/06/35925583_0:160:3072:1888_1920x0_80_0_0_1ac019ce53cb8765c43a2754889994fb.jpg
A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Paraná e, conforme informações da Folha de S.Paulo, o governador requer urgência sobre a votação do projeto protocolado na segunda-feira (5). A ferrovia em questão é administrada pela Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste), empresa ferroviária estatal brasileira, concessionária do trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel.A participação do governo do estado na Ferroeste é de 99,6%, com o restante das ações divididas entre 46 companhias nacionais, três estrangeiras e seis pessoas físicas.O governo afirmou à reportagem que a operação da Ferroeste "não é sustentável sem que o estado disponibilize, há vários anos, recursos para cobrir os déficits", o que "limita os investimentos necessários para a modernização".A administração estadual sinalizou, ainda, que desde que a ferrovia foi criada existe a intenção de construir uma conexão ferroviária que ligasse o estado do Paraná ao Mato Grosso do Sul, mas que até hoje não aconteceu "por falta de capacidade de investimento".Segundo a agência estadual de notícias do Paraná, o objetivo do projeto é "potencializar os investimentos no modal ferroviário, promover redução de custos logísticos para o setor produtivo e apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária do Paraná nos próximos anos".No ano passado, a Ferroeste transportou mais de 1 milhão de toneladas. Os principais produtos escoados foram soja e proteína animal, enquanto os importados vão de insumos agrícolas, adubos e fertilizantes a cimento e combustíveis.De acordo com a Folha de S.Paulo, esta não é a primeira vez que Ratinho Junior solicita esse modelo de votação. Ao contrário disso, a prática tem sido usual em sua gestão. No final de 2022, um projeto de lei para autorizar o governo do estado a deixar de ser controlador majoritário da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi aprovado em período inferior a uma semana.O governador solicitou aos deputados a apreciação em regime de urgência do projeto de lei em virtude da "importância da matéria". Segundo o jornal, a intenção do governo do Paraná é ter o aval do Legislativo e contratar um estudo que aponte um modelo de privatização, em um leilão na B3, uma bolsa de valores brasileira.A estimativa do governo é de que o processo todo pode levar até 18 meses, afirmou a reportagem.
https://noticiabrasil.net.br/20240118/quase-100-anos-com-a-mesma-malha-ferroviaria-como-o-brasil-pode-avancar-e-tornar-o-modal-um-marco-32591331.html
paraná
brasil
guarapuava
cascavel
sul
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/06/35925583_171:0:2902:2048_1920x0_80_0_0_6c309cb0627edfc1fbf86c036a522941.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
paraná, brasil, guarapuava, cascavel, ratinho junior, psd, b3, malha ferroviária, ferrovia, transporte, carga, investimento, privatização, sul, américas
paraná, brasil, guarapuava, cascavel, ratinho junior, psd, b3, malha ferroviária, ferrovia, transporte, carga, investimento, privatização, sul, américas
Mídia: governador do Paraná pede urgência em projeto que privatiza ferrovia no estado
21:52 06.08.2024 (atualizado: 22:06 06.08.2024) O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), pediu que o projeto de lei que autoriza a desestatização de uma ferrovia do estado seja votado em regime de urgência, informou um jornal brasileiro.
A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Paraná e, conforme
informações da Folha de S.Paulo, o governador requer urgência sobre a votação do projeto protocolado na segunda-feira (5). A ferrovia em questão é administrada pela Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste), empresa ferroviária estatal brasileira, concessionária do trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel.
A participação do governo do estado na Ferroeste é de 99,6%, com o restante das ações divididas entre 46 companhias nacionais, três estrangeiras e seis pessoas físicas.
O governo afirmou à reportagem que a operação da Ferroeste "não é sustentável sem que o estado disponibilize, há vários anos, recursos para cobrir os déficits", o que "limita os investimentos necessários para a modernização".
A administração estadual sinalizou, ainda, que desde que a ferrovia foi criada existe a intenção de construir uma conexão ferroviária que ligasse o
estado do Paraná ao Mato Grosso do Sul, mas que até hoje não aconteceu "por falta de capacidade de investimento".
Segundo a agência estadual de notícias do Paraná, o objetivo do projeto é "potencializar os investimentos no
modal ferroviário, promover redução de custos logísticos para o setor produtivo e apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária do Paraná nos próximos anos".
No ano passado,
a Ferroeste transportou mais de 1 milhão de toneladas. Os principais produtos escoados foram soja e proteína animal, enquanto os importados vão de insumos agrícolas,
adubos e fertilizantes a cimento e combustíveis.
De acordo com a Folha de S.Paulo, esta não é a primeira vez que Ratinho Junior solicita esse modelo de votação. Ao contrário disso, a prática tem sido usual em sua gestão. No final de 2022, um projeto de lei para autorizar o governo do estado a deixar de ser controlador majoritário da Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi aprovado em período inferior a uma semana.
O governador solicitou aos deputados a apreciação em regime de urgência do projeto de lei em virtude da "importância da matéria". Segundo o jornal, a intenção do governo do Paraná é ter o aval do Legislativo e contratar um estudo que aponte um modelo de privatização, em um leilão na B3, uma bolsa de valores brasileira.
A estimativa do governo é de que o processo todo pode levar até 18 meses, afirmou a reportagem.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).