DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Sol pode capturar objetos interestelares, inclusive planetas errantes, revela estudo

© Foto / Orbitador Solar/Equipe EUI/ESA & NASAErupção solar registrada pelo Orbitador Solar da ESA
Erupção solar registrada pelo Orbitador Solar da ESA - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2024
Nos siga no
Cientistas da Universidade Yeshiva de Nova York e da NASA determinaram que o Sol pode capturar objetos interestelares vagantes, incluindo planetas errantes, diz um artigo publicado no servidor de pré-impressão arXiv.
Pesquisadores analisaram a possibilidade da captura permanente de objetos interestelares, tais como cometas, asteroides e planetas errantes, pelo campo gravitacional do Sol. No Sistema Solar foi identificada uma área onde estes objetos podem ser capturados e permanecer em órbita estável em torno da estrela.

Para calcular as trajetórias dos objetos capturados, foi utilizado um modelo simplificado com três massas – a do próprio objeto capturado, a do Sol e a da Via Láctea. Os resultados revelaram que os objetos interestelares podem entrar num estado de "captura permanente", permanecendo em órbita em torno do Sol por um período indefinido. Além disso, os objetos podem entrar em um estado de "captura fraca", quando eles passam lentamente para uma órbita estável.

Representação artística de planeta orbitando a estrela Alfa Centauri B, parte do sistema estelar triplo Alfa Centauri, o mais próximo do Sistema Solar - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2024
Ciência e sociedade
Cientistas encontram 'evidências fortes' de planeta misterioso nas bordas distantes do sistema solar
Os objetos capturados podem apresentar movimento caótico, mas este movimento está sujeito a padrões complexos de repetição, semelhantes a fractais, o que contribui para a estabilidade das órbitas.
Presume-se que o Sol, além de asteroides e cometas, pode capturar planetas errantes, que afetam as órbitas de outros corpos celestes no Sistema Solar. Ao rastrear perturbações orbitais, os cientistas podem detectar tais objetos capturados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала