Cientistas russos descobrem como produzir materiais para construir bases na Lua

© NASAImagem artistica dos sistemas de fisão na Lua
Imagem artistica dos sistemas de fisão na Lua - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2024
Pesquisadores da Universidade Federal do Extremo Oriente e da Academia de Ciências da Rússia apresentaram um método que produziu materiais cerâmicos adequados para a Lua.
Cientistas russos desenvolveram um método para produzir materiais cerâmicos de alta resistência adequados para a construção de bases na Lua, informa a Universidade Federal do Extremo Oriente da Rússia.
A pesquisa foi realizada por investigadores do Laboratório de Tecnologias Nucleares do Instituto de Tecnologias Intensivas em Ciência e Materiais Avançados da Universidade Federal do Extremo Oriente, em conjunto com colegas do Instituto Geológico do Extremo Oriente da Filial do Extremo Oriente da Academia de Ciências da Rússia.
"A base para a criação de materiais de construção foram as rochas vulcânicas, cuja composição é semelhante à das rochas lunares. Graças a essa semelhança, a tecnologia desenvolvida possibilitará o uso de materiais locais durante a construção, o que reduzirá a necessidade de transportar cargas significativas da Terra", indica a Universidade Federal do Extremo Oriente da Rússia.
Os pesquisadores descobriram que a taxa de aquecimento durante a sinterização é fundamental na formação da microestrutura e das propriedades ideais da cerâmica.
New Horizons captura o brilhante Polo Norte da lua Caronte em sobrevoo de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2024
Rússia e China iniciam trabalhos de implantação de usina nuclear lunar binacional na Lua
"A alta taxa de aquecimento leva a uma consolidação mais intensa do material. Isso resulta em cerâmicas mais densas e resistentes, o que é importante para a construção em ambientes lunares extremos", acrescentou a universidade.
Segundo Oleg Shichalin, o principal autor do estudo, a pesquisa usou rochas dos vulcões Gorely e Baranovsky, cuja composição química e mineral é semelhante ao solo lunar. Tal permitiu aos cientistas recriar com alta precisão o processo de produção de materiais de construção em condições lunares.