EUA anunciam envio de submarino nuclear ao Oriente Médio, em meio à tensão entre Israel e Irã
23:38 11.08.2024 (atualizado: 06:24 12.08.2024)
© AP Photo / J. Scott ApplewhiteO secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, fala durante uma reunião com a ministra da Defesa Nacional do Canadá, Anita Anand, no Pentágono em Washington, 10 de fevereiro de 2023

© AP Photo / J. Scott Applewhite
Nos siga no
O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou o envio do submarino de propulsão nuclear USS Georgia para o Oriente Médio, informou neste domingo (11) o serviço de imprensa do Pentágono, após conversa entre Austin e o ministro da Defesa de Israel, Yoav Galant.
"O secretário de Defesa Austin ordenou o envio do submarino USS Georgia, equipado com mísseis guiados, para a região de responsabilidade do Comando Central dos EUA", informou o departamento.
O porta-aviões USS Abraham Lincoln, com caças F-35C, também foi enviado para esta área. O grupo de outro porta-aviões, o USS Theodore Roosevelt de propulsão nuclear, já tinha sido destacado para a região.
Durante a conversa telefônica, as partes discutiram os esforços para alcançar um cessar-fogo em Gaza e medidas para proteger Israel. Em particular, Austin enfatizou a disponibilidade dos EUA para tomar todas as medidas necessárias para proteger seu aliado do Oriente Médio.
As medidas devem-se às promessas do Irã e do Hezbollah de retaliarem com ataques a Israel pelo assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniya, ocorrido em Teerã e um comandante do Hezbollah em Beirute, no Líbano, no dia 30 de julho.