Gazprom enviou hoje 39,3 milhões de metros cúbicos de gás através da Ucrânia, afirma empresa
© AP Photo / Sergei ChuzavkovEstação de gás Sudzha da Rússia, 11 de janeiro de 2009
© AP Photo / Sergei Chuzavkov
Nos siga no
A gigante de energia russa Gazprom enviou 39,3 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa através de um dos gasodutos que passam pela Ucrânia a partir da estação de medição de gás de Sudzha neste domingo (11), o que é um pouco menos do que os volumes de sábado (10), disse o chefe do departamento de comunicação da empresa, Sergei Kupriyanov.
"A Gazprom está fornecendo gás para trânsito pelo território da Ucrânia nos volumes confirmados pelo lado ucraniano por meio da estação de medição de gás [GMS, na sigla em inglês] de Sudzha — 39,3 milhões de metros cúbicos no dia 11 de agosto", disse Kupriyanov aos repórteres.
Desde o início do ano, o bombeamento tem sido superior a 40 milhões de metros cúbicos por dia, na quarta-feira (7) caiu abaixo desse nível, para 39,4 milhões de metros cúbicos, na quinta-feira (8) para 37,3 milhões de metros cúbicos, na sexta-feira (9) aumentou para 38,5 milhões e no sábado para 39,6 milhões.
O acordo de trânsito entre a Gazprom e a Ucrânia estipula que o volume diário garantido de bombeamento de ambos os lados desde 2021 é de 109,6 milhões de metros cúbicos.
Na terça-feira (6) de manhã, as forças ucranianas cruzaram a fronteira russo-ucraniana e lançaram uma ofensiva na região de Kursk, capturando várias aldeias. O povoado de Sudzha está atualmente sendo disputado por forças russas e ucranianas. A rota de fornecimento via GMS de Sudzha é atualmente a única que efetua o trânsito de gás russo através da Ucrânia para a Europa.