- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA alertam que Irã enfrentará consequências 'cataclísmicas' se atacar Israel

© AP Photo / Tsafrir AbayovSoldado israelense aguarda a visita de autoridades dos EUA perto da cidade costeira de Ashkelon. Israel, 30 de outubro de 2012
Soldado israelense aguarda a visita de autoridades dos EUA perto da cidade costeira de Ashkelon. Israel, 30 de outubro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos têm planos de contingência preparados para qualquer cenário no Oriente Médio, incluindo para dissuadir um possível ataque retaliatório do Irã contra Israel, disse nesta sexta-feira (16) um alto funcionário de Washington.
Junto a uma onda de aeronaves de combate e navios de guerra, o presidente Joe Biden enviou três de seus principais conselheiros do Oriente Médio, incluindo o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês), William Joseph Burns, para a região esta semana, a fim de tentar atrasar a retaliação militar do Irã e do Hezbollah contra Israel.

"Implantamos recursos militares na região que são necessários para qualquer possível contingência", disse o responsável hoje (16), a propósito dos avisos de Teerã para lançar um ataque contra Israel em retaliação por suas ações em território persa.

A autoridade também afirmou que o Irã enfrentaria consequências "cataclísmicas" se insistisse.

Os Estados Unidos "encorajariam os iranianos — e sei que muitos estão — a não seguirem esse caminho [da retaliação], porque as consequências podem ser bastante cataclísmicas, particularmente para o Irã", disse o responsável sob condição habitual de anonimato.

O Departamento de Estado também anunciou em uma declaração que o secretário de Estado Antony Blinken vai para a região no sábado (17) "para continuar os esforços diplomáticos intensivos […]".
Com o rosto pintado nas cores da bandeira iraniana, um homem chora enquanto agita bandeiras iranianas e palestinas no comício anual para marcar o Dia de Quds, ou Dia de Jerusalém, em apoio aos palestinos, em Teerã. Irã, 5 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2024
Panorama internacional
Apenas cessar-fogo em Gaza atrasaria ou amenizaria retaliação contra Israel, dizem fontes iranianas
As avaliações dos EUA são de que o Irã não tentará interromper as negociações de cessar-fogo em andamento em Doha, visando encerrar a guerra entre o Hamas e Israel, segundo a CBS News.
Em declaração conjunta hoje (16), os EUA, o Catar e o Egito disseram que as negociações nas últimas 48 horas foram "sérias e construtivas" e que o trabalho técnico sobre os detalhes continuará nos próximos dias. O texto afirma que autoridades seniores se reunirão novamente no Egito antes do final da próxima semana para tentar concluir o acordo.
Dentro de uma base subterrânea  - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2024
Panorama internacional
Hezbollah libera mídia de grande instalação de lançamento de mísseis (VÍDEO)
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse a repórteres na quinta-feira (15) que um ataque iraniano poderia ocorrer com "pouco ou nenhum aviso e, certamente, poderia ocorrer nos próximos dias".
Tanto o Irã quanto o Hezbollah prometeram retaliar ataques israelenses que assassinaram líderes em território iraniano e libanês, respectivamente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала