- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: empresa petrolífera dos EUA se expande na Rússia devido à pouca concorrência

© Sputnik / Maksim BogodvidMacacos de bomba em campo de petróleo de propriedade da empresa russa Tatneft, perto de Almetyevsk, na república do Tatarstão, Rússia
Macacos de bomba em campo de petróleo de propriedade da empresa russa Tatneft, perto de Almetyevsk, na república do Tatarstão, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2024
Nos siga no
A maior empresa prestadora de serviços de petróleo do mundo, a Schlumberger (SLB), sediada no Texas, assinou novos contratos e recrutou centenas de funcionários na Rússia, apesar das sanções e do conflito na Ucrânia, à medida que os concorrentes ocidentais se retiram, relata o jornal Financial Times.
Segundo relatado, embora a SLB tenha declarado interromper as remessas de materiais e tecnologia para a Rússia em julho de 2023, os registros alfandegários russos mostram que a empresa continuou importando materiais de outras fontes, bem como equipamentos no valor de US$ 17,5 milhões (R$ 96 milhões) entre agosto e dezembro de 2023.

"Uma pessoa próxima à empresa disse que as importações não são 'de uma instalação da SLB' e, portanto, são 'consistentes com as declarações públicas da SLB e dentro das diretrizes de sanções internacionais'", diz o artigo.

Plataforma de petróleo no distrito de Bavlinsky, República do Tatarstão, Rússia, em 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.08.2024
Panorama internacional
Apesar das tensões no Oriente Médio, petróleo mantém impulso de ganhos, diz mídia
Além disso, os analistas do Financial Times encontraram mais de 1 mil anúncios de emprego publicados pela empresa desde dezembro, buscando funções que variam de motoristas a químicos e geólogos.
A própria SLB não quis comentar essa informação, de acordo com o jornal.
As revelações ocorrem no momento em que a SLB resiste à pressão para deixar a Rússia, inclusive por parte do governo ucraniano, que incluiu a empresa na lista de "patrocinadores internacionais da guerra" no último ano.
A expansão do negócio pela SLB está ligada à retirada dos principais concorrentes da Rússia, a Baker Hughes e a Halliburton, uma vez que a Schlumberger não tem planos de deixar a Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала