- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Diretor-geral da AIEA expressa disposição para avaliar a situação e visitar a usina nuclear de Kursk

© AP Photo / Lisa LeutnerDiretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, durante coletiva de imprensa
Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, durante coletiva de imprensa - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2024
Nos siga no
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, está pronto para visitar a usina nuclear da região de Kursk, alvo de provocações ucranianas, informou à Sputnik a assessoria de imprensa da organização.
"O diretor-geral Grossi manifestou a sua disponibilidade para avaliar a situação, inclusive fazendo uma visita à estação", disse o interlocutor da agência, respondendo a uma questão sobre se o diretor-geral da AIEA aceita o convite do diretor-geral da Rosatom, Aleksei Likhachev.
A assessoria especificou que a disposição de Grossi se deve aos recentes acontecimentos na região russa e à proximidade dos combates com a usina nuclear. Segundo a agência, as conversas sobre o assunto estão em andamento.
O rifle automático sueco AK5C é exibido no local da destruição de um grupo de sabotagem ucraniano perto da vila de Kremyanoe na região de Kursk, Rússia, 16 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2024
Panorama internacional
Mídia dos EUA: membros da OTAN temem que ação em Kursk possa 'semear divisão' entre aliados de Kiev
Neste sábado (17), o diretor-geral da Rosatom conversou com Grossi por ligação telefônica, por onde relatou que a situação em torno das centrais nucleares de Kursk e Zaporozhie está piorando. Likhachev também convidou o chefe da AIEA a visitar a central nuclear de Kursk e a cidade vizinha de Kurchatov para avaliar pessoalmente a situação.
No dia 8 de agosto, fragmentos de mísseis abatidos foram encontrados no território da usina, inclusive na área de tratamento de resíduos radioativos, enquanto no dia seguinte as ações de Kiev causaram o desligamento de um transformador, deixando Kurchatov sem eletricidade.
Além disso, os serviços de segurança russos informaram que as Forças Armadas ucranianas planejam utilizar projéteis com ogivas contendo substâncias radioativas para atacar as centrais nucleares de Kursk e Zaporozhie.
Foto divulgada pelo governador em exercício da região de Kursk, Aleksei Smirnov, em seu canal no Telegram mostra uma casa danificada após bombardeio do lado ucraniano na cidade de Sudzha, região de Kursk, que faz fronteira com a Ucrânia, em 6 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2024
Panorama internacional
Ataque de Kiev a Kursk foi planejado com participação do Ocidente e da OTAN, diz Kremlin
Por sua vez, o gabinete do secretário-geral da ONU, António Guterres, recusou responder à Sputnik sobre os relatos de que os militares ucranianos estão se preparando para atacar as centrais nucleares russas em Kursk e Zaporozhie, e encaminhou as questões sobre o assunto para a AIEA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала